O segmento do Turismo foi o que mais acelerou e puxou o desenvolvimento

O sucesso reflete nos números de visitantes em Foz do Iguaçu. Atrativos, hotelaria, serviços e até as companhias aéreas apontam franca recuperação no comparativo com 2019, um ano que superou muitos recordes de visitação.

Turismo

  • Redação Almanaque Futuro com base em informações oficiais

O setor de Turismo no Brasil é um dos que apresentam melhores indicadores quando o assunto é a recuperação econômica depois da pandemia de covid-19. Os números aceleram positivamente. Em 2022, o setor apontou um crescimento de 29,9%, recuperando as perdas registradas em 2020 e 2021. O faturamento do Turismo chegou a R$ 226,4 bilhões, gerando 1,4 milhão de empregos diretos e indiretos no país.

O “turismo doméstico” foi o principal responsável pela recuperação, com um crescimento de 32,1%. Os brasileiros optaram em conhecer os seus atrativos e eles passaram a ser mais procurados, como é o caso das praias ao longo de toda a costa, do Sul ao Nordeste, as cidades históricas, e, locais que abrigam os parques naturais, como Foz do Iguaçu.

O turismo internacional também se recupera, mas ainda abaixo do esperado. Em 2022, o Brasil recebeu 2,2 milhões de turistas de todos os continentes, um crescimento de 19,4% em relação a 2021. Os principais polos emissores foram os Estados Unidos, a Argentina e Alemanha. O setor cresceu em 2023, embora ainda seja cedo para o Ministério do Turismo concluir os dados, mas no último apontamento houve um aumento na casa dos 2,5%. A expectativa é que o Brasil receba 2,4 milhões de turistas internacionais até o final do ano e o faturamento ultrapasse os R$ 230 bilhões.

As previsões para 2024 são otimistas segundo o Ministério do Turismo, o aumento poderá superar 3,5% e a expectativa é que o Brasil fature algo próximo dos R$ 240 bilhões. A recuperação do turismo é muito importante para a economia, responsável por 8,6% do PIB nacional e emprega cerca de 7,2 milhões de pessoas.

 

O desempenho de Foz do Iguaçu em 2023 elevou o Paraná, aponta pesquisa.

Neste ano, no Estado do Paraná, os turistas gastaram em média 7% a mais do que em todo país, apontou um levantamento do Itaú Unibanco. Segundo a pesquisa realizada que em todo o território brasileiro, os gastos envolvendo atividades de lazer, entretenimento, gastronomia e hospedagem cresceram 27% nos primeiros oito meses do ano, comparado com o mesmo período de 2022.

O número de transações realizadas com cartões de crédito no setor cresceu 10%, com um ticket médio de R$ 1.126. Os gastos com a atividade turística no Paraná ficam atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro, empatados em 1º lugar com 17% (cada um), e Minas Gerais, com 12% na 3ª colocação.

O fato é que o segmento do Turismo em Foz do Iguaçu aponta uma recuperação plena quando o assunto é economia, algo muito próximos de 2019, ano em que se registrou uma movimentação histórica do setor. O ano pode fechar superando a marca de 1,8 milhão de pessoas visitando as Cataratas do Iguaçu, nosso principal atrativo e que serve de indicador para a movimentação turística do destino, mas que não inclui o segmento rodoviário. O recorde histórico é de 2 milhões de visitantes, logo, Foz retomará bem mais de 80% do movimento.

Devemos sempre levar em conta que o destino possui um leque fenomenal de atrativos onde se incluem o Circuito Turístico da Itaipu Binacional, o Marco das 3 Fronteiras, Parque das Aves e outros parques temáticos como o complexo Dreams e o Movie Cars, além do importante segmento de compras no Paraguai, Argentina e agora também com o advento dos “duty free” no lado brasileiro, ou como são chamadas as lojas francas, muito procuradas pelos visitantes. O setor de gastronomia e hospedagem mantém a expansão, com a média de ocupação hoteleira em Foz do Iguaçu se mantendo acima de 85% e chegou perto de 100% nos feriados prolongados. No ano, mais de 960,3 mil pessoas passaram pelo Aeroporto Internacional, um aumento, portanto, de 46,6% no comparativo de 2022.

 

Metas e organização

Elencar a cronologia dos atos públicos na Secretaria de Turismo é uma tarefa de certa forma burocrática, levando em conta a quantidade de eventos técnicos que ocorrem ao longo do período, mas é necessário frisar, que apenas em 2023, a pasta se organizou para participar em mais de 80 eventos e congressos no Brasil e exterior, onde realizam negócios de todas as naturezas, oportunizando deste os visitantes individuais, grupos, até as ações empresariais e no Turismo de Negócios, em parceria com as entidades locais.

Os técnicos e servidores da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu participaram em Feiras de Multiprodutos, em eventos MICE; feiras internacionais ao lado da EMBRATUR; Workshops e ações de Operadoras, Road Shows e também em campanhas publicitárias em favor do destino, com a contratação de mídias técnicas diversas. Atuaram também no desenvolvimento e manutenção do portal “destino.foz.br”. As atividades também compreendem a gestão das redes sociais da SMTU; a realização de Alvarás para eventos diversos, a produção de artes gráficas e atendimento no Centro de Informações Turísticas, com o crescente movimento em busca de informações.

Entre os eventos promocionais onde Foz marcou presença destacam-se a WTM Latin America/São Paulo, o Festival de Turismo das Cataratas, que acontece em Foz e faz da cidade anfitriã para todo o segmento nacional e internacional; Expo Turismo Paraná/Curitiba; Travel Next/Belo Horizonte; Expo Goiás/Goiânia; Festival de Turismo de Alagoas/Maceió; Expo ABAV no Rio de Janeiro; ABETA Summit/Grão Mogol/MG e a Festuris, em Gramado/RS. Houve presença institucional no Fórum Panrotas em São Paulo; na Smart City Expo em Curitiba; no LGBT+ Turismo Expo no Rio de Janeiro e Global Halal Brasil.

Em parceria com o Estado do Paraná, a Secretaria de Turismo de Foz esteve na Brazil Travel Market/Fortaleza; Rio Boat Show/Rio de Janeiro; São Paulo Boat Show/São Paulo e Expo MotorHome em Pinhais/PR. Foz se prepara para sediar um grande evento no segmento “boat show”, uma vez que a cidade poderá revitalizar a sua referência em navegação fluvial, desenvolvendo um novo braço para o Turismo e em atividades de serviços bem como comerciais e industriais na área de embarcações e campismo.

No setor de eventos internacionais Foz esteve no FITUR/ Madrid/Espanha; IMTM de Tel Aviv/Israel; Travel & Adventure Show, em Los Angeles/EUA; ANATO Vitrina Turística de Bogotá/Colombia; BTL Bolsa de Turismo Lisboa Travel Market/Lisboa/Portugal; ITB Berlim/Alemanha; IMEX Frankfurt /Alemanha; FIEXPO na Cidade do Panamá; IFTM Top Resa em Paris/França; TTG Travel Experience em Rimini/Itália; IMEX America em Las Vegas/EUA; NYITS em Nova Iorque/EUA; WTM London/Reino Unido e em outros eventos por contratação ou parcerias.

Participar dos eventos no segmento é um investimento pesado da Secretaria de Turismo e considerado o ponto forte nas ações anuais. Estima-se que o município tenha investido mais de R$ 3 milhões em participação nesses eventos corporativos, de capacitação, balcão de negócios com operadores e agentes, assim atraindo negócios significativos para o destino e que contribuíram para a recuperação econômica.

Realizada a Conferência Municipal em 2022, a Secretaria de Turismo se prepara para idealizar o Plano Municipal de Turismo, em 2024.