Foz aperfeiçoa ações para se manter na ponta das novas tendências no segmento do Turismo

Como “Destinos Turísticos Inteligentes”, a cidade recebeu a nota 95 entre os municípios classificados na Estratégia Nacional DTI Brasil. Foi a maior pontuação na lista divulgada pelo Ministério do Turismo. A cidade foi ainda apontada pela plataforma “Booking.com” como o segundo destino na tendência do turismo interno em 2024.

Turismo

  • Redação Almanaque Futuro com com base em informações oficiais 

Um destino turístico inteligente é aquele que se utiliza de tecnologia para melhorar a experiência dos turistas e visitantes, de forma sustentável e inovadora.

Trata-se de ações integradas e interativas, proporcionando informações e serviços de forma personalizada. O destino deve ser acessível a todos os públicos, incluindo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Os destinos turísticos inteligentes estão calçados em Governança, com a gestão eficiente e participativa, envolvendo todos os stakeholders; com Tecnologia, integrada e transversal, abrangendo todos os setores do destino, e, em acordo com os preceitos do Desenvolvimento Sustentável, planejando e operando o conjunto de atividades turísticas sempre respeitando o meio ambiente e a cultura local.

Foz do Iguaçu é um exemplo de destino turístico inteligente no Brasil. A cidade conta com uma infraestrutura tecnológica que oferece aos turistas e visitantes informações e serviços de forma integrada e interativa, com o uso de um aplicativo para obter informações sobre os atrativos, reservar passeios e transporte, e até mesmo pagar por produtos e serviços.

A cidade avança para se consolidar como a referência nacional na estratégia “Destinos Turísticos Inteligentes”, do Ministério do Turismo. Liderou a lista de classificados para integrar o programa, iniciando um ciclo de capacitações de gestores e servidores no Sebrae; o objetivo foi o de formular um diagnóstico apontando estratégias de desenvolvimento para o turismo local.

O treinamento foi promovido pelo Ministério do Turismo e Sebrae, em parceria com a Prefeitura de Foz, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos integra gestores e servidores da prefeitura, além da participação de representações do turismo local. Além do estudo teórico, os participantes realizaram visitas técnicas nos principais corredores e atrativos. A atividade ajudou a fundamentar o “Destino Turístico Inteligente”, integrando por meio da transversalidade. Além de um desafio, a cidade segue no caminho para a inovação tecnológica, alinhada às políticas nacionais e internacionais do turismo, levando em conta que iniciativas assim melhoram o destino, atraindo mais turistas.

Além de atender aos três pilares fundamentais, de Governança, Inovação/]Tecnologia e Sustentabilidade, Foz também atua na meta de trabalhar Acessibilidade; Promoção e Marketing; Segurança; Mobilidade e Transporte; e Criatividade.

Além de Foz do Iguaçu, cidades como o Rio de Janeiro/RJ, Angra dos Reis/RJ, Florianópolis/SC, Curitiba/PR; Rio Branco/AC e Palmas/TO foram classificadas para a estratégia DTI.

 

A melhor nota

Foz do Iguaçu recebeu a maior nota entre os municípios classificados na Estratégia Nacional DTI Brasil. A cidade teve pontuação 95, conforme a lista divulgada pelo Ministério do Turismo.

 

No Booking.com

Segundo a plataforma, o destino é um dos mais avaliados pelos viajantes brasileiros que preferem as belezas naturais. Com base no levantamento, Foz do Iguaçu é o segundo na lista nacional para turismo em 2024. O estudo selecionou os oito destinos que registraram maior crescimento anual no número de reservas feitas pela plataforma, com mais de 1,04 milhão de acomodações disponíveis durante férias e viagens. I serviço opera em mais de 43 idiomas. Para o portal da Booking.com, “Foz do Iguaçu é um destino queridinho pelos viajantes brasileiros que gostam de lugares repletos de belezas naturais”. As “Previsões de Viagem para 2024” atenderam a 27.730 pessoas pesquisadas em 33 países e territórios, com entrevistas on-line realizadas este ano. O resultado demonstra que Foz do Iguaçu aparece atrás apenas de Olímpia, no interior de São Paulo e à frente de Petrópolis (RJ), Poços de Caldas (MG), Brasília (DF), Teresina (PI), Ouro Preto (MG) e Blumenau (SC).