Segurança Empresarial da Itaipu promove operação de limpeza na Faixa de Proteção do reservatório
Mais de 10 toneladas de entulho foram recolhidas das margens do lago
Pelo segundo ano consecutivo, empregados da Segurança Empresarial da Itaipu, em parceria com a Polícia Federal, Núcleo Especial de Polícia Marítima e o Batalhão de Fronteira da Polícia Militar do Paraná, realizaram uma ação para retirar acampamentos clandestinos e materiais prejudiciais ao meio ambiente encontrados ao longo da Faixa de Proteção do reservatório da hidrelétrica.
A ação, que aconteceu nos dias 16 e 17 de julho, conseguiu recolher aproximadamente 10 toneladas de entulhos, plásticos e objetos, inclusive muitos recipientes de agrotóxicos.
Foram 68 pontos fiscalizados, localizados em diversos municípios lindeiros, como Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon, Santa Helena, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu, Guaíra e Pato Bragado.
O empenho da Segurança Empresarial em preservar o meio ambiente e manter a faixa de proteção do lago de Itaipu é umas das metas estabelecidas pela Diretoria Administrativa. A ação é realizada em parceria com a Superintendência de Meio Ambiente da Diretoria de Coordenação, que tem dado o apoio logístico necessário e a destinação adequada dos materiais retirados da Faixa de Proteção.
A Faixa de Proteção ocupa uma área total de 34.000 hectares reflorestados às margens do reservatório e desempenha um papel de extrema importância para a manutenção do lago da Itaipu Binacional. Além de ser uma barreira natural para a conservação dos habitats da fauna e flora nativas, ela ajuda a evitar a poluição e assoreamento que comprometem a qualidade da água e a redução da vida útil do lago.