Grupo argentino valoriza o meio ambiente protegendo nascentes, fauna e flora na construção de atrativos turísticos
Na série de reportagens, o Grupo Cuenca del Plata mostra como é possível construir atrativos turísticos, preservar a natureza e gerar sustentabilidade, para comemorar o Dia Mundial do Turismo.
No texto anterior sobre o El Pueblito Iguazu Hotel Temático e o atrativo turístico Bio Centro, foi mostrado que as construções foram feitas em volta da nascente do riacho que atravessa toda a cidade de Puerto Iguazu/AR e deságua no Rio Iguaçu, na região do Marco das Três Fronteiras. No caminho do rio, há outro terreno que não estava muito apto para construções comuns, aquelas que exigiriam aterramento e terraplanagem; mesmo assim, foi construído um novo empreendimento turístico que se tornou uma atração internacional.
No entanto, o conceito do Grupo Cuenca del Plata é construir empreendimentos turísticos sempre escolhendo um design que preserva a topografia do terreno e o meio ambiente. Em outubro de 2023, foi inaugurado o Yabuticaba Mercadito de la Selva, um atrativo turístico e gastronômico cuja arquitetura se integrou ao ambiente, tornando-se uma atração. “Nós elaboramos o projeto respeitando o curso do riacho, a vegetação e todas as árvores, inclusive algumas centenárias. Não precisamos destruir para construir”, define a CEO da Cuenca del Plata, Patrícia Duran.
Quem visita o Yabuticaba Mercadito vai encontrar uma jabuticabeira com mais de duzentos anos, que deu o nome ao empreendimento, que recebe visitantes de diferentes regiões nacionais e internacionais. Outra árvore que chama a atenção dos visitantes é o Ipê, com cerca de 400 anos, além de centenas de outras espécies de menor tamanho e idade. Todos os espaços foram construídos visando a preservação e sustentabilidade.
O Yabuticaba Mercadito abre diariamente a partir das 16h e segue aberto até meia-noite, oferecendo diferentes espaços para celebrar datas comemorativas, um restaurante cinematográfico e muitos cenários instagramáveis, com um cardápio diversificado que é enaltecido pelos sabores dos produtos argentinos.
A ideia é que as pessoas se reúnam, façam compras de produtos de cozinha, os mesmos que são usados nas receitas do cardápio do restaurante do Yabuticaba, provem e comprem vinhos, conheçam os diferentes tipos de erva-mate, degustem chás e sorvetes produzidos com matéria-prima fornecida por produtores locais e regionais. “Criamos o quilômetro zero. Ou seja, os ingredientes usados nos cardápios, como carne, peixes, verduras e legumes, são fornecidos pelos produtores que estão perto da nossa cidade”, explica a coordenadora de Gestão de Qualidade e Responsabilidade Social e Empresarial do Grupo, Cristina Mongiano. “Até mesmo os lustres e peças decorativas são feitos exclusivamente pelos indígenas locais”, finaliza.
Confira a reportagem publicada por alguns meios de imprensa e conheça um pouco do El Pueblito Hotel
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Fonte: Assessoria