Os números comprovam a excelência do Hospital Ministro Costa Cavalcanti
No primeiro semestre de 2024, o hospital realizou quase 4 mil cirurgias, abrangendo desde procedimentos de baixa complexidade até intervenções altamente especializadas.
Foram 2.174 partos, mais de 60 mil atendimentos no Centro Clínico, 26 mil atendimentos no Pronto Atendimento e Pronto Socorro, evidenciando a confiança da população nos serviços prestados, proporcionando agilidade e eficiência no cuidado à saúde.
Nos últimos seis meses foram realizadas, tanto no Centro Clínico quanto na Clínica de Oncologia, mais de 18 mil atendimentos, sendo 8.755 sessões quimioterapias para 2.074 pacientes em tratamento nesta modalidade, 5.262 sessões de radioterapia, com 431 pacientes tratados.
Ainda neste período, o HMCC contou com a abertura do Pronto Atendimento Oncológico, que realizou mais de 300 atendimentos por mês. Já a Clínica de Cardiologia efetuou mais de 7 mil consultas.
O Laboratório do HMCC é referência em precisão e rapidez. Nos primeiros seis meses do ano, foram realizados mais de 700 mil exames laboratoriais, incluindo análises clínicas e testes especializados. Em 2023, foram contabilizados cerca de 1,2 milhão de exames, demonstrando a capacidade de resposta do hospital às necessidades diagnósticas da população. No último ano, o laboratório passou por grandes reformulações em suas rotinas e protocolos, juntamente com a ampliação da sua área técnica e a criação do Núcleo Técnico Operacional (NTO), espaço que possui mais de 700 metros quadrados e onde são executados exames com a mais moderna tecnologia em equipamentos de análises clínicas.
Já o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu, único hemocentro vinculado à rede Hemepar administrado por um hospital privado, realizou 8.331 transfusões atendendo à 9ª Regional e coletou quase 17 mil bolsas de hemocomponentes.
Ao comemorar 45 anos, a instituição não apenas celebra sua história, mas também olha para o futuro, com planos de expansão, modernização e melhoria contínua. Novos investimentos em infraestrutura, ampliação dos serviços e a incorporação de tecnologias de ponta são algumas das estratégias para continuar atendendo com excelência e humanidade.
A Fundação de Saúde Itaiguapy, instituição administradora do hospital, aprovou em 2024 o novo planejamento estratégico para o horizonte dos próximos cinco anos, em consonância com as orientações estratégicas da atual diretoria da Itaipu Binacional, sua instituidora. “Nele estão contemplados um conjunto de objetivos e metas desafiadoras que traduzem o anseio de nos consolidarmos como uma instituição de referência na Excelência do Cuidado em Saúde, de forma Humanizada e Sustentável, e que irão orientar a implementação de diversos projetos de revisão e melhorias de processos assistenciais, administrativos e operacionais”, explicou o diretor-superintende Gilmar de Oliveira.
O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) permanece pelo 4º ano no ranking dos Melhores Hospitais do Brasil, segundo levantamento da revista americana Newsweek, em parceria com o World’s Best Hospitals 2023. O HMCC conquistou a 16ª posição no âmbito nacional e sustentou o posto de 1º do Paraná e 3º melhor do Sul do Brasil. Em 2023, contou ainda com melhora no score em comparação a 2022, que era de 77,70%, subindo para 79,76%.
A pesquisa independente, uma das mais renomadas publicações internacionais no setor, é realizada a partir da apuração com especialistas, pacientes e indicadores da área, resultando em listas dos melhores hospitais em 27 países. A lista global World’s Best Hospitals 2023 avaliou 250 instituições no mundo. A lista do Brasil é formada ainda por outros 113 hospitais, como o Israelita Albert Einstein (SP), Sírio-Libanês (SP) e Moinhos de Vento (RS).