Hospital Municipal de Foz do Iguaçu irá oferecer serviço de alta complexidade em neurovascular e endovascular pelo SUS
Equipamento de ponta adquirido por meio do convênio com a Itaipu Binacional para esses atendimentos é o mais moderno do interior do Paraná
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck, administrado pela Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, a partir do primeiro trimestre de 2022, vai contar com o serviço de alta complexidade em neurovascular e endovascular realizado pelo Sistema Único de Saúde – SUS. Um moderno equipamento vai permitir que sejam feitos diagnósticos e tratamentos de patologias vasculares sem a necessidade de cortes e cirurgias.
Com um investimento de R$2,72 milhões, por meio do convênio com a Itaipu Binacional, foi possível adquirir um angiográfico digital, que será utilizado para exames e procedimentos em neurorradiologia e endovascular intervencionista.
“O convênio entre a Fundação Municipal de Saúde e a Itaipu Binacional tem garantido ao Hospital Municipal muitos avanços, com um só objetivo: oferecer à população de Foz do Iguaçu e região o melhor atendimento possível. Já temos equipes muito preparadas e qualificadas, e as aquisições de novos equipamentos vêm a somar com o trabalho que esses profissionais realizam”, afirma o prefeito Chico Brasileiro.
“O equipamento irá proporcionar uma excelência em qualidade de imagem e versatilidade para a realização dos procedimentos médicos, agregando uma melhor segurança ao paciente e assegurando uma grande variedade de parâmetros aos procedimentos intervencionistas minimamente invasivos”, disse o diretor-presidente do Hospital Municipal, o médico Amon Mendes Franco de Sousa.
O diretor ressaltou que o equipamento dispõe de recursos em 3D, que possibilitam localizar a área a ser tratada de forma ampliada em ângulos que não eram possíveis pelo método mais tradicional. “Nossos profissionais terão em mãos a possibilidade de desenvolver um estudo minucioso, caso a caso, na elaboração de diagnósticos com precisões milimétricas e a melhor forma de intervenção”, garantiu Sousa.
A angiografia por subtração digital dos vasos cervicais e cerebrais é um procedimento intervencionista que consiste em navegar um cateter até os vasos cerebrais, injetando-se contraste não iônico para visualização das artérias e veias do sistema nervoso central.
De acordo com o médico radiologista e neurorradiologista intervencionista, Allan Antonio Gurgel do Amaral, que responde pela coordenação do setor de Radiologia do Hospital Municipal, “o aparelho adquirido possui alta resolução, permitindo diagnósticos e tratamentos de patologias vasculares por radiologia intervencionista,ou seja, sem cortes e sem cirurgias”, explicou.
Segundo o médico, trata-se de um equipamento de ponta, sendo o mais moderno existente junto a um hospital público do interior do Paraná. “É um equipamento com as mais modernas tecnologias disponíveis atualmente no mercado de neurorradiologia”, pontuou o médico coordenador.
A aquisição do angiográfico integra o plano de revitalização, modernização e ampliação dos serviços ofertados ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) do Hospital Municipal Padre Germano Lauck.
AMN