Ações de promoção e prevenção à saúde da criança envolvem atividades lúdicas, palestras, gincanas e avaliações bucais
Alunos da rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu voltaram a receber a visita de dentistas e auxiliares que compõem as equipes do programa Saúde na Escola. Durante os encontros, são realizadas ações de promoção e prevenção à saúde bucal, rodas de conversa, orientações, avaliações e aplicação tópica de flúor.
“Depois de quase dois anos com os trabalhos suspensos devido à pandemia da Covid-19, os profissionais puderam retomar os atendimento em outubro deste ano, e devem intensificar as ações a partir de fevereiro, com o início do ano letivo”, explica a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.
Uma das atividades realizadas pela equipe é orientar os estudantes sobre a importância da escovação dental. Os profissionais também fazem uma avaliação da cavidade bucal e, caso seja identificada alguma cárie ou lesão, a criança é encaminhada a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento.
“Nesta etapa de vida da criança, os familiares devem incentivar a higienização bucal depois das refeições e antes de dormir para fortalecer a relevância do cuidado com a saúde bucal. Por isso é tão importante trabalharmos com eles em salas de aula, para que os conteúdos sejam replicados dentro de casa” explica a supervisora técnica em saúde bucal, Soraia Mayane Souza Mota.
Ela explica que a partir de 2022, as equipes também farão um levantamento sobre a condição de saúde bucal das crianças, para que seja possível estabelecer estratégias de cuidado através do planejamento das ações.
Saúde na Escola
O programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Em Foz do Iguaçu, o programa oferta ações de combate ao mosquito da dengue; promoção de atividades físicas; prevenção ao uso do álcool e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes, alem da verificação da situação vacinal, promoção da saúde auditiva e ocular.
AMN