Cidade é a sexta colocada na geração de empregos no Estado

Agência do Trabalhador teve papel fundamental na oferta de vagas e realização de diversas estratégias para mobilização de empresas

Reconstrução e formalização. Assim Foz do Iguaçu tem apostado no crescimento dos postos de trabalho, oportunizando uma vida mais digna a quem vive aqui.

Foz ocupa o sexto lugar entre os municípios do Paraná que mais geraram empregos formais em 2023. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) publicado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A cidade fechou o ano com saldo positivo de 2.824 postos de trabalho com carteira assinada, com destaque para a ampliação de oportunidades para a juventude, que, deste total, somou 1.445 admissões. É a cidade que mais criou oportunidades de trabalho da Região Oeste.

De acordo com o relatório, mais de 51% (1.445) do total de novos empregos foram ocupados pelos jovens de 18 a 24 anos, a maioria com formação no ensino médio ou cursando ensino superior. Na questão de gênero, foram 1.466 vagas para homens e 1.358, para mulheres.

O setor que mais contratou foi o de serviços, que incluem a Administração Pública e Seguridade Social, além de setores de hospedagem, alimentação, imobiliárias, atividades financeiras, profissionais e administrativas. Somente este nicho foi responsável por 2.398 novas vagas de trabalho, seguido pelo comércio e pela indústria.

Os avanços na geração de empregos, além de revelarem o crescimento da cidade, também são resultados dos esforços da gestão para ampliar as oportunidades aos trabalhadores. Ao longo dos últimos anos, a Agência do Trabalhador firmou parcerias com os maiores empregadores da cidade e também realizou diversas estratégias tais como feirões de emprego e agências itinerantes, onde as empresas foram mobilizadas a abrirem o maior número de vagas possíveis e entrevistar o candidato no mesmo dia, ou através da Agência Itinerante, levando as ofertas de emprego às principais regiões. Hoje são 65330 pessoas trabalhando com registro em carteira na cidade.

Microempreendedores
Com as facilidades liberadas, a cidade atingiu a marca de 30.062 microempreendedores individuais (MEIs) formalizados no município, conforme estatística (março) da Receita Federal.

Neste ano já foram contabilizadas 361 formalizações em segmentos como o comércio varejista, construção civil, beleza e gastronomia, além do turismo e transporte.
A facilidade na abertura da pequena empresa é um dos atrativos para quem busca sair da informalidade. A busca pelo empreendedorismo e ingresso no mercado de trabalho como MEI teve uma alta de mais de 55% na formalização de novos CNPJs nos últimos anos.

 

Projeto Moradia Legal bate recorde
e garante moradia digna para iguaçuenses

Após bater o próprio recorde no Estado, Foz do Iguaçu deve concluir 2024 com a entrega de cinco mil imóveis regularizados. A nova meta foi divulgada pela prefeitura na nova etapa do Programa Moradia Legal, um projeto de regularização fundiária realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, através do Fozhabita, e a Câmara Municipal de Vereadores.

O programa já superou as expectativas de atender 3 mil moradores e esse número atingirá 5 mil até o final do ano. A ação, implementada pela Lei Municipal 1.500/2021, prevê instrumentos legais que desburocratizam e aceleram os processos de regularização fundiária, com o compromisso de promover a inclusão social dos moradores aos direitos à cidade.

Foto AMN/PMFI