Aposta na convivência: Bairros de Foz ganham 14 complexos esportivos
Investimentos na construção e manutenção de quadras e praças inclui instalação de mais de 100 academias a céu aberto e 74 playgrounds
Espaços esportivos não são apenas obras. São locais de grande transformação, que dão vida aos bairros, gerando convivência, saúde, e qualidade de vida aos moradores. Com o intuito de ampliar a convivência e cidadania nos bairros, a Prefeitura de Foz do Iguaçu investe por meio da Secretaria de Esporte e Lazer na construção de praças, quadras, instalação de academias a céu aberto, e une pessoas em torno desses espaços de lazer.
A administração investiu ao longo de seis anos R$52,6 milhões na construção de novos espaços esportivos, equipamentos, reformas e ampliações dos existentes. No período foram entregues mais de 80 obras, em todas as regiões da cidade.
Além das novas praças, a prefeitura já inaugurou 14 novos complexos esportivos: Antônio Roberto Fava, no Bubas; Emerson Wagner, no Ouro Verde; e Clóvis Foletto, na Vila Shalon; e áreas de lazer e praças no Jardim Bárbara, Jardim Curitiba, Cohapar III, Jardim Jupira, Três Lagoas, Morumbi, e Cidade Nova, além da pista de atletismo do Ginásio Costa Cavalcanti e da piscina aquecida do Centro de Convivência Darci Zanatta.
Praça
Entregue este ano a Praça Esportiva Paulo Sérgio Chrusciak (ex-treinador e técnico do Foz Futsal), no loteamento Madre Tereza II em Três Lagoas era um antigo desejo daquela comunidade.
O espaço conta com quadra, quadra de areia para modalidades esportivas, academia da terceira idade e playground de cinco torres em uma ampla área de lazer para a convivência comunitária.
Esta foi a segunda praça entregue pela prefeitura à comunidade de Três Lagoas no último ano. A primeira foi inaugurada na região da Gleba Guarani, próximo a Escola Olavo Bilac. O espaço também conta com um campo de futebol com grama sintética, academia da terceira idade e playground, além de calçadas no entorno com rampas de acesso.
Os investimentos incluem ainda a instalação de 100 academias da Terceira Idade; 80 academias da Primeira Idade; 70 playground 3 torres; 4 playgrounds 5 torres; 30 equipamentos PCD e 25 equipamentos de calistenia.
O caminho do sucesso
Um dos investimentos contínuos da Secretaria de Esporte e Lazer foi nos atletas. De 2017 a 2024 uma média de 550 atletas foram atendidos pelo benefício Bolsa Atleta,com investimento que somou mais de R$10 milhões (até maio deste ano). Os resultados podem ser vistos no desempenho dos atletas da cidade em 30 modalidades como natação, atletismo, ciclismo, vôlei de praia, tênis de mesa e artes marciais.
A aposta da administração na profissionalização dos atletas passa pela revitalização da pista de atletismo localizada no Complexo Esportivo Costa Cavalcanti. A reinauguração aconteceu em junho de 2023, e trouxe à cidade uma estrutura projetada para atender padrões internacionais.
Essa moderna estrutura contribuirá para fortalecer o esporte em Foz do Iguaçu e credenciar a cidade como pólo turístico para grandes eventos esportivos.