Webinar mostra como o geoprocessamento pode auxiliar na gestão de recursos hídricos

Evento on-line da Escola Internacional Para Sustentabilidade, iniciativa educacional da Itaipu e do PTI, será nesta quarta-feira (17), às 19h, aberto a todo o público interessado

O tema de um dos cursos mais procurados da Escola Internacional Para Sustentabilidade (EIS), iniciativa educacional da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), estará em pauta em um webinar aberto ao público nesta quarta-feira (17), às 19h. Especialistas do PTI vão falar sobre geoprocessamento e como ele pode ser aplicado para auxiliar a gestão de recursos hídricos, especialmente com a utilização de softwares livres – que não precisam de licença.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube da EIS, por meio do link https://youtube.com/live/BihUqINSA1E?feature=share. O webinar integra a jornada dos cursistas em “Geoprocessamento aplicado à gestão de recursos hídricos com Softwares Livres”, em turma iniciada em julho deste ano, mas estará disponível a todas as pessoas que tenham interesse na temática.

Geoprocessamento é o conjunto de tecnologias para a coleta e o tratamento de informações espaciais com um objetivo específico, podendo usar sensores para obter os dados. A aplicação da técnica para o gerenciamento de recursos hídricos, como as bacias hidrográficas, avaliando a interação das águas com o meio físico, social, econômico e cultural, permite assegurar a qualidade e a quantidade desse recurso fundamental para a sustentabilidade do planeta.
No Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o geoprocessamento é utilizado pelos especialistas do Núcleo de Inteligência Territorial (NIT), principalmente para apoiar a tomada de decisão de gestores na área ambiental, a fim de garantir o desenvolvimento territorial sustentável.
Participam do webinar Fagner Bittencourt, analista de sistemas; Kelvyn Ferreira de Melo, analista de geoprocessamento; e Patricia Godoi Silva, analista ambiental.
“O geoprocessamento aplicado à gestão de recursos hídricos é utilizado há muitos anos pela Itaipu e pelo PTI para a mensuração de resultados e a tomada de decisão relativos às iniciativas socioambientais desenvolvidas pela binacional em seu território de abrangência. Compartilhar essa expertise e difundir o conhecimento faz parte das missões da própria da Itaipu e da EIS”, destacou Rodrigo Cupelli, coordenador da Escola Internacional Para a Sustentabilidade pela usina.
O curso de Geoprocessamento aplicado à gestão de recursos hídricos com softwares livres atualmente está com inscrições fechadas, mas é possível se cadastrar na lista de interesse para receber atualizações, por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=dqQc8D1f0U2fIjfQxJRr4w3HB_ZV0yFKuxvva8uY_RJUMjVJUkJYRDFNMUY3UDNKNEQ2T1QyRlRBNiQlQCN0PWcu.

A Escola Internacional Para Sustentabilidade
Por meio de cursos, infográficos, materiais multimídia, workshops e oficinas e outros meios, a EIS busca conectar e inspirar pessoas, trazendo a sustentabilidade para o dia a dia das pessoas. Este é o segundo webinar promovido pelo projeto em 2024.
Informações e inscrições para os cursos ofertados pela Escola Internacional para Sustentabilidade podem ser obtidas pelo site pti.org.br/eis. Para ficar por dentro dos conteúdos produzidos pela Escola Internacional Para Sustentabilidade, siga o Instagram @eisustentabilidade e o Youtube https://www.youtube.com/@eisustentabilidade.

 

Al PTI