Unioeste abre inscrições para Programa de Auxílio Moradia com fluxo contínuo
Iniciativa oferece apoio financeiro a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e amplia o acesso à permanência no ensino superior ao longo do ano letivo
Da Redação Almanaque Futuro com Unioeste
A chegada à universidade costuma marcar o início de muitos sonhos, mas, para parte dos estudantes, também traz desafios que vão além da sala de aula. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio da Assessoria Técnica de Assistência Estudantil (ATAE), anunciou a abertura das inscrições para o Programa de Auxílio Moradia (PAM), voltado a estudantes de primeira graduação e de pós-graduação stricto sensu, na modalidade presencial, que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
A novidade deste ano está no formato do edital. Pela primeira vez, o programa passa a funcionar em fluxo contínuo, permitindo mais de uma data de seleção ao longo de todo o ano letivo. Com isso, a universidade amplia as chances de atendimento a estudantes que, em diferentes momentos, enfrentam dificuldades para se manter próximos ao campus. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo sistema institucional da Unioeste, no endereço eletrônico http://www.unioeste.br/sistemas
Os estudantes contemplados pelo Auxílio Moradia receberão o valor mensal de R$ 300,00, por um período de até seis meses. O benefício poderá ser reajustado, desde que haja disponibilidade orçamentária e financeira da instituição. O auxílio pode, inclusive, ser acumulado com outras bolsas de ensino, pesquisa, extensão, monitoria, docência ou atividade laboral, desde que não exista impedimento por parte do órgão de fomento.
Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato possua renda familiar per capita de até 1,5 salário-mínimo e apresente o Número de Identificação Social (NIS) atualizado. O programa é direcionado especialmente a estudantes que precisaram deixar seus municípios de origem ou zonas rurais distantes para ingressar na Unioeste e que necessitam de complementação financeira para custear despesas com aluguel e moradia nas proximidades do campus onde possuem matrícula ativa.
Mais do que um apoio financeiro, o Programa de Auxílio Moradia representa um passo importante para garantir a permanência estudantil e a igualdade de oportunidades no ensino superior, reafirmando o compromisso da Unioeste com a inclusão e o acesso à educação pública de qualidade.
