Turismo de experiência em Foz do Iguaçu ganha Selo Sesi ODS pelo segundo ano consecutivo

Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência é uma criação do Sebrae/PR e envolve empreendedores regionais

A Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência, realizada pelo Sebrae/PR, em Foz do Iguaçu, envolvendo empreendedores do turismo regional recebeu pelo segundo ano consecutivo o Selo Sesi ODS que reconhece a iniciativa como uma boa prática de turismo sustentável, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Selo conquistado pela primeira vez em 2024, e agora novamente, tem validade de um ano, e promove o fortalecimento dos territórios turísticos locais por meio da integração de estratégias sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes do Ministério do Turismo, reconhecendo as iniciativas que contribuem para a agenda mundial de desenvolvimento sustentável, focando em práticas alinhadas às áreas ambiental, social e de governança (ESG).

A consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestre explica que o Selo Sesi ODS ratifica o compromisso de fortalecimento dos pequenos negócios, sem deixar de lado a responsabilidade sustentável.

“Esse reconhecimento reforça a jornada como um case nacional de referência em turismo responsável e criativo, que estimula a inovação e valoriza a cultura local, promovendo desenvolvimento econômico com impacto social e ambiental positivo”, comemora a consultora.

Aline Calefi, gerente de Responsabilidade Social do Sesi Paraná confirma que esse é um reconhecimento oferecido para quem contribui com pelo menos um dos 17 ODS, a Jornada atende diretamente aos ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação).

“Levamos em consideração se o projeto é realizado há, pelo menos, um ano; se atende a – pelo menos – um dos ODS; os impactos que o projeto possui e as evidências da realização do projeto e os seus resultados. Cada projeto é avaliado por três profissionais do Sistema Fiep e, se a nota do projeto for igual ou superior a 7, a organização recebe o Selo Sesi ODS”, explica a gerente Aline.
A Jornada
A Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência foi criada pelo Sebrae/PR para apoiar empreendedores do turismo na construção de vivências autênticas e conectadas à identidade local, com o objetivo de transformar serviços em experiências únicas e envolveu mais de 20 empreendedores para fortalecer o turismo de experiência no Paraná, gerando identificação e competitividade, principalmente, para os pequenos negócios e oferecendo a possibilidade de que estas empresas transformem seus serviços em experiências para turistas que buscam muito além, do que os pontos turísticos da tríplice fronteira.

Todo o processo junto a estes empreendedores foi marcado por oficinas, mentorias, encontros, ferramentas de atendimento, identificação de identidade e no último dia 25 de outubro, foi realizado um encerramento em grande estilo, com um Festival Gastronômico e rodada de Indicação Geográfica (IG), aberto ao público, através de uma parceria com o Mercado Público Barrageiro, Itaipu Binacional e Itaipu Parquetec.

A Bruna Steckling, da operadora de turismo Lets Go Iguassu, foi uma das participantes da Jornada e confirma que a imersão possibilitou concretizar projetos que já existiam, porém não eram colocados em prática.

“Tinha uma ideia de passeio gastronômico na gaveta há dois anos e não tinha tempo para organizar e tirar do papel. A jornada me deu mais clareza de como fazer para trabalhar essa atividade, as mentorias e encontros me ajudaram a finalizar o desenho da experiência”, disse a empreendedora.

A autenticidade da região foi um dos pontos de aprendizado durante toda a Jornada, para gerar conexões entre os turistas e o que a tríplice fronteira pode oferecer como essência.

Turismo em Foz

O Sebrae/PR é parceiro de iniciativas que valorizam o pequeno empreendedor, responsável por contribuir com o desenvolvimento econômico regional. O Paraná vive um momento de expansão do turismo, e Foz do Iguaçu se destaca como escolha de destino. Até setembro de 2025 foram 3.307.817 visitantes nos pontos turísticos da cidade, conforme divulgado pelo governo do estado do Paraná.

Uma pesquisa realizada pelo Fundo Iguaçu, cinco milhões de turistas por ano em Foz do Iguaçu, já que 35% dos visitantes não chegam a entrar no Parque Nacional, porém escolhem outras formas de conhecer ou aproveitar atrativos, como rede hoteleira e vivência local.

 

Assessoria Sebrae Paraná