Trabalhos de engenheiros da Itaipu recebem menção honrosa no SNPTEE 2023
Evento considerado o mais importante do setor elétrico na América Latina terminou nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF)
Com recorde de público, de expositores e de trabalhos inscritos, o 27º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE 2023) chegou ao final nessa quarta-feira (29), em Brasília (DF), com a premiação dos trabalhos com melhores avaliações em cada um dos 16 grupos de estudo temáticos. Três trabalhos de empregados da Itaipu Binacional receberam a menção honrosa em seus respectivos grupos.
Jhonatan Andrade dos Santos recebeu a menção honrosa do Grupo de Estudo de Análise e Técnicas de Sistemas de Potência (GAT) com o trabalho “Análise e reprodução em simulação da abertura da interligação Brasil-Paraguai-Argentina-Uruguai ocorrida no dia 9 de janeiro de 2023”. O trabalho também foi assinado por André Pagani Tochetto, Hilton Carlos Miranda Lessa, Jonas Roberto Pesente, Paulo Henrique Galassi, Robson Almir de Oliveira e Alfredo Javier Mezger Szostak. Todos empregados da Diretoria Técnica e lotados na Divisão de Estudos Elétricos e Normas da Itaipu.
Itaipu também foi destaque no Grupo de Estudo de Proteção, Medição, Controle e Automação em Sistemas de Potência (GPC), com o trabalho “Avaliação de funções de proteção de unidades geradoras frente ao fenômeno de oscilação de potência no sistema elétrico interligado paraguaio-argentino-uruguaio”, de Paulo Henrique Galassi, Jonas Roberto Pesente e Esteban Federico Vargas Correa, da Divisão de Estudos Elétricos e Normas da Itaipu; Paulo Cesar Pellanda, do Instituto Militar de Engenharia; e Fredy Fernando Ferreira Acosta, da usina binacional Yacyretá.
O terceiro trabalho que recebeu a menção honrosa foi “Contaminação por fungos em invólucro de borracha de silicone de equipamento de alta tensão – estudo de caso em Itaipu Binacional”, do Grupo de Estudo de Subestações e Equipamentos de Alta Tensão (GSE). Assinaram o trabalho os colegas Mario Augusto Caetano dos Santos e Crhistian Carreras Ríos, da Divisão de Engenharia de Manutenção Elétrica, e Reinaldo Santos Shimabuku Junior, da Divisão de Ação Ambiental.
A Itaipu também foi convidada como patrocinadora para realizar uma palestra técnica em que o empregado Robson Almir de Oliveira fez uma apresentação das principais atividades realizadas pela Binacional que possibilitaram a interligação do setor de 50 Hz de Itaipu aos sistemas elétricos paraguaio, argentino e uruguaio. Ele destacou que foram 6 anos de intensas atividades que culminaram nesta operação interligada, que trouxe maior segurança elétrica para os sistemas conectados ao setor de 50Hz da usina.
A participação da Itaipu também incluiu a apresentação de outros 14 trabalhos, alguns em parceria com outras instituições. Os pesquisadores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) participaram com quatro trabalhos.
O diretor financeiro executivo, André Pepitone, participou da abertura do Seminário e de um painel sobre Transição Energética – Justa e Inclusiva ao lado dos especialistas Daniella Ferreira Soares (Eletrobras), Carlos Dornellas (ABSolar), Marcelo Moraes (FMASE), Rodolfo Sirol (CPFL Sustentabilidade) e Carlos Allexandre Principe Pires (Ministério do Meio Ambiente).
A Itaipu ainda participou da ExpoSNPTEE 2023 com o espaço coworking do evento, que ficou entre os mais visitados. A exposição contou com mais de 120 marcas nacionais e internacionais representadas nos estandes, apresentando o que há de mais moderno no setor e tendências para os próximos anos.
Evento de sucesso
O SNPTEE 2023 aconteceu de 26 a 29 de novembro em Brasília (DF) e contou com a inscrição de mais de 3 mil profissionais do setor, além de 500 estudantes. Foram 586 expositores e 487 empresas participantes, entre as diferentes cadeias e agentes setoriais.
Os fóruns especiais promovidos ao longo da programação, como o Fórum de Mulheres, de CEOs, e o Fórum Acadêmico, trouxeram suas considerações obtidas a partir dos debates, mirando o futuro do setor elétrico, dentro do contexto das demandas por modernização, diversidade, inovação, digitalização e novas tecnologias, além do tema central, a transição energética.
O próximo SNPTEE será em Recife (PE), em 2025, com promoção do Cigré-Brasil e coordenação da Eletrobras Chesf.