Auditorias externas confirmam a qualidade e a melhoria contínua na empresa
Por mais três anos, a Tarobá Construções obteve a recertificação ISO 9001, norma internacional de padronização de qualidade para empresas. A construtora recebeu pela 17ª vez a auditoria externa e comemora os resultados positivos. Além da norma ISO 9001, a Construtora também foi auditada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H/ SIAC) e manteve o nível A para execução de obras e edificações.
Com mais de 30 anos de atuação em todo o território nacional, a construtora recebeu os dois certificados, pela primeira vez, em 2006 e, desde então, renova a cada ano a SIAC e a cada três anos a ISSO 9001, o que não é uma tarefa simples. Para receber a certificação ISO 9001, a empresa precisa manter uma estrutura de gestão do sistema da qualidade que envolve estabelecer, documentar, colocar em prática e monitorar procedimentos. A comprovação é por meio de auditorias que atestam se as atividades estão de acordo com as normas exigidas para o bom funcionamento do Sistema de Gestão da Qualidade.
De acordo com o engenheiro civil e gestor da Qualidade, Anderson Lopes, é com essas recertificações que a empresa pode atestar que os processos e o sistema de gestão estão em conformidade com as diretrizes das normas. “Na Tarobá, valorizamos muito essas certificações. Processos bem definidos capacitam nossa equipe proporcionando aos colaboradores um entendimento claro, aprimorando nossa eficiência e garantindo qualidade consistente em nosso trabalho”, destaca Anderson.
O responsável pela auditoria foi o Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Conformidade, especializado em avaliações da conformidade, auditorias de certificação de produtos e sistemas acreditado pelo INMETRO, com sede em Curitiba.
A ISO (International Organization for Standardization – Organização Internacional de Normalização) é o programa internacional, aplicável a qualquer tipo de empresa que busca manter a melhoria constante dos processos para atender as necessidades dos clientes. Já o PBQP (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat) é a norma nacional, aplicável apenas às empresas de construção civil. É conhecido como o instrumento para organizar o setor da Construção Civil sendo uma adesão essencial para a liberação de crédito da maioria das instituições financeiras. O Siac (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviço e Obras da Construção Civil) é o método para verificar o nível adequado às características específicas do setor para atender ao PBQP-H.
Assessoria