Serão disponibilizados contentores e kits de lixeiras para destinação correta de materiais recicláveis e lixo orgânico/rejeitos; Catadores da Coleta Seletiva atuarão nos três dias do evento
A 44ª Feira de Artesanatos e Alimentos de Foz do Iguaçu (Fartal) terá uma grande operação para a gestão dos resíduos e limpeza durante todos os dias do evento (9 a 11 de junho) no Gramadão da Vila A. O principal objetivo é reduzir os impactos ambientais e dar a destinação correta aos materiais recicláveis e ao lixo orgânico/rejeitos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, serão disponibilizados 24 contentores de 240 litros, para recicláveis, sendo um para cada barraca e 07 contentores de 1.000 litros para rejeitos/orgânicos, sendo um para cada três barracas. Estes equipamentos ficarão na parte de trás dos estandes, para atender a geração de resíduos dos processos de produção dos alimentos e bebidas.
Na via em frente às barracas e na área do gramado, para atender os visitantes de feira, serão instalados kits de lixeiras para o descarte correto dos resíduos. Durante o evento, os catadores das cooperativas que operam o Programa de Coleta Seletiva farão o recolhimento dos materiais recicláveis, enquanto as equipes de limpeza pública da Vital farão, às 6h e às 13h, as varrições e o recolhimento dos resíduos orgânicos das barracas e lixeiras .
Todo o material reciclável coletado durante a Fartal passará por triagem nas cooperativas e voltará para a cadeia produtiva, gerando renda aos trabalhadores. Já os resíduos orgânicos/rejeitos serão encaminhados ao Aterro Sanitário do município.
Conscientização
Todo o planejamento sobre a gestão de resíduos será repassado às entidades participantes da Fartal, nesta sexta-feira (26), durante reunião na Fundação Cultural, a partir das 14h. O maior desafio, segundo a coordenadora do Programa de Coleta Seletiva Rosani Borba, é conscientizar a população sobre o descarte correto dos resíduos.
“Em 2019 já fizemos este trabalho na Fartal, no Charrua, e em 2022 na festa de aniversário da cidade, na avenida Jk, mas infelizmente não tivemos êxito quanto a separação correta dos resíduos. Desta vez, faremos um grande trabalho de conscientização com as entidades e divulgação intensa durante a feira. O descarte correto contribui com o meio ambiente e a geração de renda dos catadores”, afirmou.
Estande do Meio Ambiente
Durante a Fartal, a Secretaria de Meio Ambiente terá um estande, que servirá como ponto de apoio aos catadores e também para divulgação da Coleta Seletiva, através de painéis com fotos e o histórico do programa, criado em 2017 pela atual gestão.
No estande, também será feita a distribuição de materiais sobre a coleta seletiva e biofertilizantes gerados pelos biodigestores instados em prédios públicos. O biofertilizante é um adubo orgânico liquido que melhora a saúde das plantas, deixando-as mais resistentes ao ataque de pragas e doenças.
AMN