Secretaria da Saúde promove campanha de prevenção à gravidez na adolescência

A Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta quarta-feira (08) uma campanha de prevenção à gravidez na adolescência, com intuito de disseminar informações e medidas preventivas que contribuam para a redução dos casos.

A primeira atividade acontece às 8h30 com adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Cense (Centro de Socioeducação de Foz do Iguaçu), na Avenida General Meira, onde serão realizadas rodas de conversa e repassadas informações sobre os métodos contraceptivos.

“As ações de planejamento familiar e escolha de métodos contraceptivos envolvem tanto meninos quanto meninas. No primeiro momento iremos trabalhar no Cense e nos meses de março e abril iremos trabalhar nos colégios estaduais com o público geral” explica a enfermeira Marcia Caroline Villalba, gerente da Linha de Cuidado da Criança e Adolescente.

As Unidades Básicas de Saúde farão abordagens sobre o tema nas reuniões das equipes a fim de sensibilizar os profissionais quanto à relevância do assunto e com os usuários nos momentos de acolhimento e nos grupos já existentes. O atendimento também será priorizado para adolescentes que buscarem as UBSs ao longo do mês.

“Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gestação nesta fase (entre 10 e 20 anos) é uma condição que eleva a prevalência de complicações para a mãe, o feto e o recém-nascido, além de agravar problemas emocionais e socioeconômicos”, explica Marcia Caroline.

De acordo com a Secretaria da Saúde, atualmente 118 mulheres de até 18 anos estão grávidas no município. No Brasil, em 2020 foram realizados 380 mil partos de mulheres menores de 19 anos. Apesar desses números, o Paraná tem registrado uma redução significativa da gravidez na adolescência.

De 2015 a 2019, houve uma redução de 41,7% nascidos vivos no grupo etário compreendido de mães entre 10 a 19 anos. Os dados de 2020 também apontaram redução de cerca de 16% na comparação com 2019.

As ações de sensibilização são promovidas pela Coordenação da Criança e Adolescente e Coordenação Multiprofissional da Atenção Primária. Elas integram a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pela Lei nº 13.798/2.019.

AMN