Quadro “Mão na Massa” amplia rede solidária em Foz
O programa “Massa Comunidade” presta grande apoio social, sensibiliza empresas, empresários, ajuda famílias carentes e a quem precisa
- Da Redação Almanaque Futuro –
O programa “Massa Comunidade” é um dos campeões de audiência da Rede Massa, levado ao ar de segundas e sextas-feiras, no horário das 13:30. O jornalista e advogado Airton José é quem apresenta, e o Mário Cezar de Almeida, da Focus, dirige e realiza a produção, por meio de um valioso atendimento na área social, bem como aponta necessidades comunitárias e vulnerabilidades. A Focus é uma destacada produtora no setor audiovisual. Trata-se de uma importante iniciativa de comunicação e, que propõe chamar a atenção da sociedade para os mais diversos problemas ocasionados pela expansão de uma cidade, suas localidades e região na área de atuação da emissora.
A produção do programa recebe telefonemas, mensagens e contados dos mais diversos todos os dias, uma demanda complexa de atendimento para muitas necessidades com o foco principal nos pedidos de ajuda alimentar. As pautas são estudadas pela equipe de produção e os atendimentos são realizados por meio de doações, o que envolve uma imensa parceria com empresas em quase todos os ramos do setor comercial e de serviços.

Em uma das pautas, os repórteres de campo detectaram uma situação complexa: uma mãe de quatro filhos, atravessando um tratamento contra o câncer, residindo em habitação de risco, uma vez que a pequena casa possui sérios problemas estruturais, causados principalmente por infiltrações. Isso inspirou uma ação imediata do quadro “Mão na Massa”, que propõe providências por meio de obras e reparos em construção civil aos que mais necessitam. A cidadã Crislaine Queiroz, atendida pela ação, terá em breve um local bem melhor para viver com os filhos, a começar pela impermeabilização da laje, providências em alvenaria, como recuperação de reboco, pisos, gesso, pintura, troca de portas e fechaduras, e ainda a instalação de um portão. A demanda é toda solidária, envolvendo empreiteiras e fornecedores tradicionais em materiais de construção.

A habitação estava bem danificada e entendemos as necessidades da família, ainda mais a preocupação da mãe, então não pensamos duas vezes, fomos ampliando o local e saneando os principais problemas e aos poucos o espaço terá o conforto e o aconchego necessário de um lar; isso não fazemos sozinhos, contamos com a ajuda de várias empresas voluntárias engajadas neste projeto. Cada um faz a sua parte e desde o início sabíamos que haveria a solidariedade, e, portanto, a ação seria um sucesso”, disse Deoclécio Duarte, da empresa Duma Construções. “O mais importante é saber de como os parceiros se sentem gratos e inspirados e resolver os problemas das pessoas que precisam, como o caso da dona Crislaine e toda a sua família, completou”.

Com iniciativas assim, o quadro “Mão na Massa” estuda recuperar muitos lares e espaços, e pelo visto não haverá muitas dificuldades, pois da mesma maneira que surgem pedidos, também aparecem doadores e mais parceiros, como o Deoclécio, dispostos a doar um pouco do sucesso alcançado no ramo de atuação.