Projeto do Rotary e Café ONCOFOZ garante terapia nutricional a pacientes com câncer em Foz do Iguaçu

Auxílio da Itaipu Binacional impulsiona projeto para garantir acesso a suplementos alimentares a pacientes oncológicos atendidos pelo SUS no Hospital Costa Cavalcanti.

O Rotary Club de Foz do Iguaçu – Nova Fronteira, através do Auxílio Eventual da Itaipu Binacional, conquistou uma arrecadação no valor de R$ 162.350,00 para aquisições de suplementos alimentares que serão destinados ao setor de Oncologia do Hospital Costa Cavalcanti.

O projeto denominado, Terapia Nutricional Ao Paciente Oncológico, idealizado entre parceria do Rotary Nova Fronteira e voluntários do Café ONCOFOZ, visa proporcionar melhores recursos nutricionais e assegurar condições favoráveis para as intervenções necessárias durante o tratamento, garantindo melhor desempenho e qualidade de vida ao paciente oncológico.

Segundo o Presidente do Rotary Nova Fronteira, Guilherme Miglorine, o ONCOFOZ solicitou ajuda para apresentar um plano de trabalho, junto a Itaipu, para a compra de fórmulas especiais aos pacientes oncológicos, atendidos no serviço de Oncologia do Sistema Único de Saúde (SUS), internados ou ambulatoriais, do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC).

“Agora, nós rotarianos do Rotary Nova Fronteira, juntamente com os voluntários do Café ONCOFOZ, vamos fazer a aquisição e o gerenciamento destes suplementos que serão utilizados para Terapia Nutricional (TN) em pacientes do setor de Oncologia, sendo que esta terapia com suplementação poderá auxiliar pacientes na prevenção e tratamento a desnutrição, bem como, controlar os efeitos adversos do tratamento oncológico”, destacou Guilherme.

Com a verba já na conta, serão adquiridas diversas formas de suplementos, incluindo 850 caixas de Isosource 1.5 sistema aberto com 1.000ml; 850 garrafas de Novasource proline 1.4 KCL/ml com 200ml; 850 garrafas de Impact 200 ml e mais 850 latas de Nutren Senior lata 740g, totalizando um investimento de R$ 162.350,00. Esses itens serão estrategicamente armazenados nas instalações do Centro de Oncologia do HMCC, com validade de até dois anos, garantindo um suprimento estável ao longo do projeto de 12 meses. A distribuição será cuidadosamente supervisionada pela equipe de nutrição do hospital, priorizando as necessidades individuais de cada paciente.

Para a idealizadora do projeto, Helena Bragagnolo, fornecer suplementação nutricional para pais e mães durante esses momentos difíceis é mais do que uma missão; é um ato de compaixão e solidariedade. “Estar fornecendo essa suplementação para vários pais, mães de família nesse momento tão difícil, é um presente para nós, porque só a gente sabe como é difícil ver eles saindo de lá e depois ter que recorrer à justiça para conseguir suplementos, porque ali 90% das famílias não têm condições. Por isso fomos atrás desse apoio, a gente ouviu muito relatos de pais e de mães que falam ‘a gente precisa suplementação, mas como que a gente vai deixar de comprar leite para os nossos filhos?’. Então fico imensamente agradecida, é uma grande bênção e que a gente consiga todos os anos essa arrecadação para abençoar essas famílias nesse momento difícil que é o câncer”, destacou Helena.

CAFÉ ONCOFOZ

O projeto Café ONCOFOZ iniciou em 2018, um projeto totalmente voluntário que une todas as entidades em prol o próximo. Não tem cunho político nem religioso, e sim de amor o próximo.

No começo era uma ação voluntária que oferecia café-da-manhã, uma vez ao mês, aos pacientes oncológicos atendidos pelo Hospital Costa Cavalcanti e a seus acompanhantes. Porém, segundo a idealizadora do projeto, Helena Bragagnolo, a iniciativa cresceu à medida que os voluntários identificaram outras necessidades entre os pacientes e suas famílias.

Hoje, o Café ONCOFOZ não se limita apenas à distribuição de café, mas também arrecada cestas básicas, suplementos nutricionais e doces em datas especiais, entregando esses donativos com carinho e empatia às famílias atendidas no hospital.

CENTRO DE ONCOLOGIA

O Centro de Oncologia do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) é referência para diagnóstico e tratamento oncológico na tríplice fronteira, com mais de 91% dos atendimentos voltados aos pacientes SUS, encaminhados pelos municípios pertencentes à 9ª Regional de Saúde, com número anual estimado de 11.820 pacientes.

Mensalmente são disponibilizados 300 novos atendimentos SUS, além de mais de 2.500 consultas de diversas especialidades como mastologia, cabeça e pescoço, aparelho digestivo, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cirurgia torácica, pelve (ginecologia oncológica), pele, hematologia, oncologia clínica e radioterapia, incluindo cuidados paliativos.

Atualmente, cerca de 50 pacientes são diagnosticados mensalmente no serviço, mais de 1.500 pacientes estão em tratamento sistêmico (quimioterapias, hormonioterapias, imunoterapias), 141 pacientes tratando com Radioterapia e em média 150 cirurgias oncológicas mês.

Assessoria