Paciente em cuidados paliativos tem pedido especial atendido no Hospital Costa Cavalcanti

Internado no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e sendo acompanhado pela equipe de cuidados paliativos da instituição, o paciente Jefferson Neves, de 45 anos, fez um pedido especial à equipe: comer caranguejo.
Entenda o pedido…

Jefferson e a esposa Juliana, casados há 16 anos, realizaram em 2019 os 800 km dos Caminhos de Santiago. Já com diagnóstico de câncer de pulmão, foi lá, na Espanha, que ele comeu pela primeira vez o fruto do mar.

Assim que Jefferson contou para a equipe dos Cuidados Paliativos do HMCC, Hope, o time iniciou a busca pelos restaurantes de Foz do Iguaçu. Por fim, não encontraram o caranguejo, mas souberam que a casca de siri agradaria o paciente também.

A entrega aconteceu no último dia 24, no final da tarde, e foi de pura emoção: Jefferson se emocionou por não acreditar naquele cuidado repleto de carinho, e a família, pois não esperava um gesto assim. “Obrigado, não sei como agradecer”, disse ele.

“Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, para oferecer alegria e qualidade de vida para nossos pacientes”, explicou a médica-coordenadora do Programa Hope, Dra. Ana Paula Romanini.

Mas o que é o cuidado paliativo?
É provável que boa parte das pessoas ainda não saiba o que são os cuidados paliativos —ou só entenda a sua real necessidade após receber um diagnóstico de uma doença grave que ameace a própria vida ou de algum familiar, como câncer. No entanto, o objetivo é oferecer conforto, qualidade de vida e aliviar o sofrimento de quem sofre.
Independentemente da faixa etária ou enfermidade, para os paliativistas morrer é tão importante quanto nascer. “Acreditamos que é preciso viver com qualidade até o último dia e que a pessoa seja vista como um ser humano, muito além da doença”, conclui Dra. Ana.

Assessoria