O Paraná chora as vítimas do acidente
Resgate e contagem dos corpos foi concluída, todos os 62 foram encontrados
- Da Redação Almanaque Futuro –
O país ficou paralisado com o terrível acidente envolvendo 58 passageiros e quatro tripulantes da aeronave ATR 72, da Voepass Linhas Aéreas. Saindo de Cascavel com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, a aeronave de médio porte perdeu a sustentabilidade em Vinhedo, caindo no terreno de um condomínio fechado, a cerca de 100 quilômetros do destino.
As primeiras impressões avaliam que a queda pode ter sido causada pela formação de gelo nas asas, em razão de uma abrupta frente fria que se formou na área de voo.
As imagens do aparelho em espiral são chocantes e muitas pessoas registraram a explosão. Logo, as cenas dos destroços roubaram a atenção do país. O Oeste do Paraná vive um estado comoção, sobretudo em razão de muitas vítimas residirem em cidades da região.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) emitiu nota de pesar, comunicando “o falecimento dos professores Dr. Edilson Hobold do curso de Educação Física, campus Marechal Cândido Rondon, do professor Deonir Secco do curso de Engenharia Agrícola, campus de Cascavel, professora Raquel Ribeiro Moreira do Programa de Pós-Graduação em Letras do Campus de Cascavel, do professor aposentado José Roberto Leonel Ferreira do Hospital Universitário do Oeste do Paraná – HUOP, em Cascavel, da médica da UTI Pediátrica do HUOP e egressa do curso de Medicina da Unioeste, Sarah Sella Langer e Mariana Comiran Belim, também egressa do curso de Medicina, do campus de Cascavel e médica intensivista da UTI Adulta do HUOP. E das ex-alunas, Ana Caroline Redivo do curso de Administração, campus de Cascavel e Hadassa Maria da Silva, do curso de Ciência Contábeis do Campus de Cascavel”.
A Itaipu Binacional expressou “o seu profundo pesar e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do trágico acidente com o voo 2283, da Voepass Linhas Aéreas, ocorrido nesta sexta-feira, 9 de agosto de 2024. O voo, que partiu de Cascavel, Oeste do Paraná, com destino a Guarulhos, São Paulo, deixou 62 vidas interrompidas precocemente. Neste momento de dor, unimo-nos a todos que sofrem com essa perda irreparável, transmitindo nossa solidariedade e nossos sentimentos. Que Deus conforte os corações das famílias e dos amigos das vítimas e dê sabedoria para enfrentarem este momento tão difícil. Enio Verri Diretor geral brasileiro”.
Autoridades de todo o país se manifestaram e os governadores Ratinho Jr, do Paraná e Tarcisio de Freitas, de São Paulo, se deslocaram para o local do acidente. Todos os 62 corpos foram encontrados e a análise das caixas pretas serão apuradas no máximo em 30 dias.
A companhia divulgou a lista completa de passageiros:
Adriana Santos
Adriano Daluca Bueno
Adrielle Costa
Alipio Santos Neto
Ana Caroline Redivo
Andre Michel
Antonio Deoclides Zini Junior
Arianne Risso
Constantino Thé Maia
Daniela Schulz Fodra
Denilda Acordi
Deonir Secco
Diogo Avila
Edilson Hobold
Eliane Andrade Freire
Gracinda Marina Castelo Da Silva
Hadassa Maria Da Silva
Hiale Scarpine Fodra
Isabella Santana Pozzuoli
Jose Carlos Copetti
José Cloves Arruda
José Fer
Josgleidys Gonzalez
Joslan Perez
Kharine Gavlikpessoazini
Laiana Vasatta
Leonardo Henrique da Silva
Liz Ibba Do Santos
Lucas Felipe Costa Camargo
Luciani Cavalcanti
Luciano Trindade Alves
Maria Auxiliadora Vaz De Arruda
Maria Parra
Maria Valdete Bartnik
Mariana Belim
Mauro Bedin
Mauro Sguarizi
Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
Nelvio José Hubner
Paulo Alves
Pedro Gusson do Nascimento
Rafael Alves
Rafael Fernando dos Santos
Raphael Bohne
Raquel Ribeiro Moreira
Regiclaudio Freitas
Renato Bartnik
Renato Lima
Ronaldo Cavaliere
Rosana Santos Xavier
Rosangela Maria De Oliveira
Rosangela Souza
Sarah Sella Langer
Silvia Cristina Osaki
Simone Mirian Rizental
Thiago Almeida Paula
Tiago Azevedo
Wlisses Oliveira
A Voepass Linhas Aéreas, conhecida como Passaredo é a mais antiga companhia aérea em operação no país. Sua sede é localiza-se no município de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.