Mentoria Sistema Fiep, Sesi e Senai-PR rende selo ESG para Tarobá Construções
A experiência elevou a produtividade e o bem-estar dos colaboradores e também trouxe ganhos significativos nos aspectos financeiro e no engajamento social da empresa iguaçuense
A Tarobá Construções foi reconhecida oficialmente com o Selo ESG. A conquista é resultado da participação na Mentoria ESG, promovida pelo Sistema Fiep, Sesi e Senai-PR, que capacitou a empresa para adotar práticas voltadas aos pilares de sustentabilidade ambiental, social e de governança.
Durante os três meses de mentoria, a Tarobá realizou um diagnóstico detalhado que avaliou o nível de maturidade das práticas ESG em suas operações. Neste período, a Tarobá formou um comitê ESG com representantes de diferentes áreas da empresa, como Emanuele Furlan Pretto, Ana Cristina Wegner, Guilherme Mazini e Larissa Furlan, que terão atuação permanente.
A partir disso, criou um plano de ação com iniciativas inovadoras, como a estruturação de um Programa de Voluntariado Empresarial, que já beneficia a comunidade local. Um exemplo de impacto social é o trabalho voluntário no projeto Mãos de Anjo, uma associação que confecciona fraldas geriátricas para doação. A cada 15 dias, colaboradores da Tarobá dedicam parte do seu tempo ao projeto, aumentando a produção e promovendo solidariedade e propósito.
“A participação na Mentoria ESG trouxe transformações profundas para nossa empresa. Tivemos a oportunidade de alinhar propósito, estratégia e resultados, além de consolidar nosso papel como agente transformador na sociedade”, destaca Emanuele Furlan Pretto, engenheira da Tarobá.
Estruturação de práticas sustentáveis
Além do impacto social, a mentoria impulsionou melhorias em sustentabilidade ambiental e na governança corporativa. Entre as ações desenvolvidas estão a revisão de processos e políticas internas para maior eficiência e alinhamento estratégico; criação das Regras de Ouro, um conjunto de diretrizes claras para condutas éticas e seguras entre os colaboradores; e a implementação de medidas de economia de recursos hídricos, como o uso de cisternas e torneiras automáticas nos canteiros de obra.
“O ESG já fazia parte da nossa empresa, mas a mentoria nos ajudou a organizar e valorizar essas práticas, transformando-as em estratégias conscientes e mensuráveis”, explica Ana Cristina Wegner, gerente financeira da Tarobá.
Sobre a Tarobá Construções
Com 33 anos de história, a Tarobá Construções vem se consolidando como uma das principais empresas do setor de construção civil, incorporação imobiliária e prestação de serviços do Paraná com atuação no Paraná e São Paulo. Atualmente, administra rodoviárias em Foz do Iguaçu, Taubaté e Pindamonhangaba, além de estacionamentos que atendem cerca de 20 mil veículos por mês.
A empresa mantém seu compromisso com a inovação, qualidade e sustentabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades e consolidando seu papel de destaque no mercado.
Fonte: Assessoria