Matheus Vermelho garante Título de Utilidade Pública ao Maestro Esporte Clube de Foz do Iguaçu
Projeto de lei reconhece atuação social, educacional e esportiva que beneficia mais de mil crianças e adolescentes na região Oeste.
Durante a sessão plenária desta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), os deputados aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 330/2025, de autoria do deputado estadual Matheus Vermelho, que concede o Título de Utilidade Pública ao Maestro Esporte Clube – filial com sede em Foz do Iguaçu. A proposta agora segue para sanção do governador Ratinho Junior.
A iniciativa reconhece oficialmente o projeto Maestro da Bola, que desenvolve atividades esportivas, educacionais e culturais em diversos municípios do Paraná. Com sede em Curitiba e dez filiais espalhadas pelo Estado – além de uma no Mato Grosso do Sul – o Maestro da Bola é referência na inclusão por meio do esporte. Em Foz do Iguaçu, a filial atende também os municípios de Guaíra, Diamante d’Oeste, São Pedro do Iguaçu, Ramilândia e Vera Cruz do Oeste.
A Maestro em Foz do Iguaçu, foi implantada em 2018, junto com atividades em parceria com um projeto social, somente em 2022 com a renovação do Convênio com a Itaipu, foi implantado oficialmente a filial que possibilitou a contratação de profissionais e a ampliação dos núcleos de atendimento. Hoje, a filial iguaçuense, atende diferentes públicos, entre eles povos originários e pessoas com deficiência, promovendo inclusão através do esporte. Somando os atendidos e suas famílias, o impacto chega a mais de 6 mil pessoas por mês.
“São vidas sendo transformadas diariamente, e poder ter a oportunidade de fazer parte de tudo isso faz com que eu cumpra meu propósito, juntamente com a minha equipe, de transformar vidas”, destacou Gorette Milioli, coordenadora da Região Oeste.
De acordo com Renata Pozzi, gestora da sede em Curitiba, a conquista representa um novo marco para a filial do Oeste. “Estamos muito contentes. Essa utilidade pública é da nossa filial em Foz, pois a matriz já tinha esse reconhecimento. Ter o título específico para a unidade de Foz significa novos caminhos para a região, possibilitando a captação de mais recursos. Hoje atendemos quase 1.000 crianças no contraturno escolar e mais de 400 pessoas com deficiência. O projeto de lei nos ajudará muito nas próximas etapas”, ressaltou.
Mais que esporte, o Maestro da Bola promove inclusão escolar, valores de disciplina, saúde e educação ambiental, além de palestras temáticas e ações de integração comunitária. Um dos destaques é o PIEM – Programa de Incentivo Escolar Maestro, desenvolvido em todos os núcleos da região Oeste, com o lema: “Pra ser bom de bola, precisa estar bem na escola”.
Segundo Gorette, o programa já apresenta resultados significativos. “Realizamos festivais, copas e premiações semestrais para incentivar os adolescentes. Em muitas escolas onde o projeto acontece, os diretores relatam que até alunos que não participam diretamente das atividades têm melhorado o comportamento e o desempenho escolar”.
A filial de Foz conta ainda com parcerias sólidas, como Itaipu Binacional, Secretarias Municipais de Esporte, APAEs, escolas de educação especial, associações locais e empresas parceiras, que colaboram com logística, transporte, uniformes e premiações. Relatórios recentes apontam resultados expressivos tanto no esporte de rendimento – com medalhas em natação, bocha paralímpica, tênis de mesa, parabadminton, basquete em cadeira de rodas e futsal feminino de surdas – quanto no impacto social, com o aumento no número de beneficiados e a ampliação da inclusão de pessoas com deficiência.
“Receber este reconhecimento nos dá ânimo para continuar nossa caminhada, com a possibilidade de buscar novos parceiros e recursos para ampliar este trabalho tão importante. Nossa gratidão ao deputado Matheus Vermelho por abraçar a causa e nos conceder este título”, reforçou Gorette.
Para o deputado Matheus Vermelho, o reconhecimento por parte da Assembleia Legislativa é mais uma conquista importante para a região. “O Maestro da Bola é um exemplo de transformação social através do esporte. Apoiar e fortalecer iniciativas como essa é investir no futuro das nossas crianças e jovens, garantindo mais oportunidades, mais cidadania e mais qualidade de vida para quem mais precisa”, afirmou o parlamentar.
3 Front Studio – Assessoria de Imprensa