Governo paranaense revela destaque nacional na geração de empregos, especialmente no setor industrial, consolidando o estado como referência para a juventude.
O Governo do Paraná divulgou nesta semana o ranking de empregabilidade, revelando conquistas significativas no cenário nacional. Liderando as estatísticas está o setor industrial, que não apenas ofereceu 22.152 postos de trabalho para a juventude paranaense, mas também consolidou o estado como o terceiro melhor resultado a nível nacional nesse segmento.
O deputado estadual, Matheus Vermelho, atento às dinâmicas econômicas, destaca a importância desse feito para a juventude. “Estamos testemunhando o potencial do Paraná em gerar oportunidades concretas para os jovens, especialmente no setor industrial, que tem sido um pilar fundamental dessa conquista”, ressalta.
Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, revelam que o Paraná lidera o ranking de empregabilidade na faixa etária de 18 a 29 anos na região Sul. Além disso, no acumulado do ano, o estado contribuiu com 27,5% das 1.127.806 novas contratações de jovens em todo o país, posicionando-se em quarto lugar no ranking nacional.
Dentro da Região Sul, o Paraná representou 42% dos 161.814 postos de trabalho ocupados por jovens entre janeiro e setembro de 2023. Santa Catarina e Rio Grande do Sul, embora ativos na geração de empregos, ficaram atrás, criando 51.957 e 41.474 vagas, respectivamente.
No contexto do setor industrial, o Paraná se destaca a nível nacional, perdendo apenas para São Paulo e Minas Gerais no saldo de empregos gerados para jovens. Matheus Vermelho destaca que essa conquista é resultado de estratégias eficazes e parcerias que impulsionam a indústria, tornando o Paraná um exemplo para outras regiões.
Assessoria com informações AEN