Itaipu Binacional transfere áreas urbanas para Guaíra após décadas de espera

Regularização fundiária beneficia cerca de 100 famílias e abre caminho para investimentos públicos em infraestrutura e educação

Da Redação Almanaque Futuro com Itaipu Binacional

Após mais de três décadas de reivindicações da comunidade, a Itaipu Binacional oficializou nesta quarta-feira (28) a transferência de áreas localizadas nos bairros Vila Santa Clara I e II e parte da Vila São Francisco para o município de Guaíra, no Oeste do Paraná. A medida beneficia aproximadamente 100 famílias e permitirá a regularização fundiária dos imóveis, além de viabilizar novos investimentos públicos, como a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

Durante o ato de entrega, realizado na Vila Santa Clara I, o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, destacou o compromisso social da empresa. “A Itaipu tem uma marca de inclusão, de preocupação com a população local”, afirmou. Segundo ele, a transferência possibilita que a prefeitura avance em obras de infraestrutura. “Com essa transferência, a prefeitura poderá fazer investimentos, como a construção de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e a implantação de asfalto, que terão recursos do programa Itaipu Mais que Energia. Essa entrega também vem com um pedido de desculpas, dada a demora para vencer a burocracia”, completou.

As áreas transferidas somam 9,5 hectares e começaram a ser ocupadas em 1984, a partir de um comodato firmado entre a Itaipu e o antigo Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITC), hoje Instituto Água e Terra (IAT). À época, o objetivo era reassentar pescadores afetados pelas cheias do Rio Paraná. Com o passar dos anos, os locais se consolidaram como bairros urbanos, mas permaneceram sem regularização definitiva.

Para o prefeito de Guaíra, Gileade Gabriel Osti, a oficialização representa um avanço histórico. “Esse é um processo que vem de muitos anos, passou por várias gestões. E estamos muito felizes de estarmos hoje recebendo essa área, para a dignidade dessas famílias”, afirmou. Também participaram da cerimônia o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, a presidente da Câmara de Vereadores de Guaíra, Tereza Camilo dos Santos, além de outras autoridades locais.

Moradores da região celebraram a decisão. A pescadora Cátia Reneekens Krone, que vive no local há décadas, ressaltou a importância da posse legal do imóvel. “O Santa Clara é um bairro um pouco esquecido. Muitos até duvidavam que este dia ia chegar. São mais de 30 anos esperando”, relatou. Ela acredita que a regularização trará melhorias concretas. “Agora, a gente vai poder ter ônibus escolar para as crianças, mais segurança, rede de esgoto. Isso era muito aguardado.”

A dona de casa Sirley Soares também vê mudanças positivas no horizonte. “Vai ser melhor para toda a população, principalmente para as crianças. Vai ter mais estrutura, ponto de ônibus, transporte escolar, transporte da saúde”, disse. “A população se uniu e já vinha melhorando, mas agora a realidade vai mudar ainda mais.”

Com a transferência oficial das áreas, caberá agora ao município conduzir o processo de regularização fundiária e planejar os investimentos que devem transformar a realidade dos bairros beneficiados.