Igreja São João Batista terá loja de souvenires e cria associação de artesãos
Projeto inclui artigos religiosos, ações sociais e reforça potencial turístico da igreja mais antiga da cidade
Até o próximo mês de dezembro, a Igreja São João Batista, a mais antiga de Foz do Iguaçu, com 101 anos de existência, contará com uma loja de souvenires voltada para fiéis e turistas. O espaço será instalado na área externa da igreja, ao lado da gruta, e oferecerá artigos religiosos como terços, imagens de santos e até um perfume exclusivo em homenagem a São João Batista, padroeiro da matriz, da diocese e do município.
Para viabilizar o projeto, está em andamento a criação de uma associação local de artesãos. Parte da entidade terá caráter beneficente, com recursos destinados a iniciativas sociais da comunidade paroquial. A proposta foi discutida nesta segunda-feira (13), em reunião com integrantes do conselho econômico da igreja, pastoral de eventos e artesãos locais. Nas próximas semanas, será elaborado o estatuto social da associação, que definirá objetivos, regras e atribuições.
Outra novidade é a implantação de um livro de registro de visitantes, que permitirá a criação de um banco de dados com nomes e informações básicas de quem passa pela igreja. A estimativa é que cerca de 30% dos participantes das missas dominicais sejam turistas — número que reforça a vocação da matriz como ponto de visitação religiosa.

A igreja São João Batista vem passando por um processo de revitalização desde as comemorações do seu centenário, celebrado em 2024. Entre as melhorias realizadas estão a pintura sacra interna, substituição de portas e instalação de novos vitrais. Atualmente, a casa paroquial, que abriga a secretaria e a residência dos padres, passa por sua maior reforma externa desde a fundação. No futuro, a ideia é revitalizar a parte interna e torná-la uma espécie de museu, com as portas abertas para visitação.
Segundo o pároco, padre Willian Alves, “com essas ações, a Paróquia São João Batista reafirma seu papel como espaço de fé, cultura, acolhimento e turismo religioso em Foz do Iguaçu”.
Assessoria de Imprensa