Hospital Municipal se prepara para ampliar capacidade de realização de cirurgias eletivas
Centro cirúrgico recebe melhorias e a instalação de um moderno sistema de climatização, que permitirá o uso pleno das seis salas disponíveis
O Hospital Municipal Padre Germano Lauck está se preparando para ampliar a capacidade de realização de cirurgias eletivas, com a implantação de melhorias e a modernização do sistema de climatização do centro cirúrgico da unidade. As obras seguem em ritmo avançado e devem ser concluídas ainda neste mês.
A reestruturação permitirá o uso pleno das seis salas que compõem o Centro Cirúrgico. De acordo com dados do sistema, o hospital realiza em média 600 cirurgias por mês (eletivas e de urgência). Com a unidade em funcionamento integral, a meta é ampliar significativamente os atendimentos, reduzindo drasticamente as filas do setor de assistência especializada, da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a diretora-presidente do Hospital Municipal, Iélita Santos, a modernização trará impactos diretos na qualidade do atendimento. “Essa melhoria é essencial para ampliar a oferta de cirurgias ao usuário e oferecer um ambiente mais adequado para pacientes e profissionais da saúde.”
Modernização
Os investimentos são oriundos de um convênio firmado com a Itaipu Binacional em 2021. Ao todo, foram aplicados cerca de R$ 2,5 milhões para as readequações e para a implantação do ar condicionado central. De acordo com Sérgio Boschi, engenheiro responsável pelas readequações, o novo equipamento é um sistema de tecnologia de ponta, utilizado em instituições médicas de referência no país.
“O Hospital Municipal agora conta com um dos equipamentos de última geração em termos de climatização, saindo de um sistema antigo, que gerava mais custos e manutenção para um novo modelo, que colocará todas as salas em plenas condições de uso”, comentou.
Investimento
As melhorias em toda a rede pública de saúde de Foz do Iguaçu serão promovidas através de um investimento de R$ 30 milhões do Governo Federal, através de emenda do deputado federal Fernando Giacobo. Os recursos serão utilizados para a realização de consultas, exames e cirurgias.
AMN