Horta Comunitária é inaugurada no Bairro Vale do Sol, em Foz do Iguaçu
Novo espaço oferece oportunidades de cultivo e geração de renda para 30 famílias iguaçuenses
Nesta terça-feira (12), a Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu inaugurou a horta comunitária do bairro Vale do Sol, localizado na região de Três Lagoas. A iniciativa é parte do Projeto Cultivar Energia, lançado pela Copel em 2013, que visa transformar terrenos próximos a subestações de energia elétrica em espaços destinados ao cultivo de alimentos.
O projeto busca incentivar a produção de alimentos orgânicos, promover a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida das populações locais. Em Foz do Iguaçu, a horta comunitária foi estabelecida por meio de um convênio entre a Copel e a Prefeitura, com apoio da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade.
O prefeito Chico Brasileiro destacou os impactos da nova estrutura para a região “A inauguração da horta comunitária no bairro Vale do Sol é um exemplo de como, com parcerias fortes e a união da comunidade, podemos transformar espaços e melhorar a vida das pessoas”, destacou.
A secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Rosa Maria Jeronymo, também participou do evento. “Considero essa iniciativa extremamente positiva, pois transforma um espaço urbano em algo funcional e de grande valor para a comunidade. Isso é fundamental, porque além de estimular o envolvimento das pessoas, elas estão produzindo alimentos de qualidade para o próprio consumo, que podem ser tanto doados quanto comercializados. Esse tipo de ação não só fortalece a autonomia das pessoas, mas também contribui para o bem-estar coletivo.”, disse.
Famílias
A cerimônia de inauguração contou com a presença de representantes da Copel, da Prefeitura e de moradores do bairro. O projeto atende diretamente 30 famílias da região, participam ativamente do cultivo dos alimentos no terreno cedido pela Copel, com o apoio técnico da Prefeitura para o manejo da horta.
A moradora Viviane Santos já está aproveitando o espaço renovado.“O local foi totalmente transformado, melhorou bastante, está mais aberto e pronto para que as pessoas possam plantar e colher”, disse.
Projeto
O projeto permite que as famílias cultivem alimentos para consumo próprio e, se houver excedente, possam doar ou vender os produtos, gerando oportunidades de renda e promovendo a integração da comunidade.
A Copel é responsável pela cessão do terreno e pela instalação da infraestrutura necessária, como o cercamento da área e a capacitação dos envolvidos. Já a Prefeitura de Foz do Iguaçu oferece apoio na limpeza do local, no fornecimento de sementes e no acompanhamento técnico do processo de cultivo.
O coordenador do programa Cultivar a Energia dentro da Copel Geração e Transmissão, Rafael Carmona, apontou que a parceria é importante para todos os envolvidos. “A Copel garante a preservação da faixa de segurança, a prefeitura conta com aliados na promoção da segurança alimentar, e a comunidade transforma um espaço de descarte em um local de produção de alimentos orgânicos. Todos ganham com essa iniciativa”
Com o apoio técnico e a gestão compartilhada, a comunidade terá autonomia para administrar a horta, buscando a produção sustentável de alimentos e o uso eficiente do espaço.
Fonte: AMN