Há 55 anos, a De Paula Contadores vem construindo uma história de sucesso

Na terceira geração sob comando familiar, a De Paula Contadores transformou-se graças à visão pioneira de Derseu de Paula, que, desde jovem, apostava em tecnologia para tornar a contabilidade mais eficiente e segura para seus clientes.

Antônio Derseu Cândido de Paula iniciou sua trajetória na contabilidade movido por curiosidade, coragem e uma paixão silenciosa por fazer diferente. Técnico habilitado, trabalhou em escritórios no Rio Grande do Sul, mas foi o acaso, ou o destino, que o levou até a cidade de Itacorá, no Oeste do Paraná, uma pequena localidade que mais tarde seria encoberta pelas águas da Hidrelétrica de Itaipu. O objetivo era visitar o irmão e seguir viagem até Rondônia, mas acabou fixando residência na pacata cidade do interior paranaense. Construiu sua casa, destinou uma sala específica para o escritório contábil e, em apenas três anos, já atendia mais de cem clientes na microrregião.

Com dois funcionários e uma inquietude que nunca o deixou, Derseu deu início, ainda em 1973, à automatização da empresa — um feito ousado para a época. Adquiriu uma máquina de contabilidade importada da Itália, a Audit 1503, uma tecnologia usada apenas por grandes instituições. No Paraná, haviam três, além da dele. Esse marco não foi apenas um avanço técnico, mas o primeiro sinal de que Derseu faria da inovação o coração pulsante do seu trabalho e de toda uma história que estava só começando e que, neste mês de outubro, completou 55 anos.

Evolução geracional e sistemas modernos

Já morando em Foz do Iguaçu, com equipe e escritório maiores, logo trocou a máquina mecânica por uma eletrônica: a MCA100 — com 100 cartões magnéticos, o que significava poder fazer 100 grupos de contas para cada empresa. Com o passar dos anos, a empresa contábil cresceu e passou a usar sistemas próprios, avanços que exigiam criatividade, como a fabricação de cabos e softwares próprios para criar uma rede interna, com a chegada da era dos computadores. “Quando comprei um 386, criei uma rede interna com oito terminais. Precisei inventar cabos específicos porque não havia para comprar na cidade. Fiz os algoritmos e um colega desenhou as fontes. Com isso, obtínhamos uma rede local interna para melhor atender à demanda e dar mais segurança aos serviços prestados aos clientes”, conta.

Em 2010, a De Paula Contadores migrou de seu sistema próprio baseado em DOS para o sistema Questor, uma plataforma mais moderna, que permitiu armazenar dados, gerar extratos históricos (desde 2010 até os dias de hoje) e dar mais segurança e agilidade aos processos contábeis. Hoje, essa plataforma é reconhecida nacionalmente no setor contábil. “Há 40 anos já estávamos no processo de automação, e isso despertou a curiosidade de outros escritórios. Recebi inúmeros convites para ministrar palestras em várias cidades do Brasil, para contar como era o funcionamento da minha empresa.” O contador recorda que ministrou palestras em universidades, conselhos regionais e chegou até Porto Velho, em Rondônia. “Fui chamado para ir a Porto Velho — estado para onde planejei me morar— para ministrar uma palestra na Universidade Federal, para centenas de pessoas.”

Derseu de Paula conta que, ao longo dos 55 anos, para desenvolver uma empresa contábil de referência nacional, precisou estudar muito. Fez duas faculdades: Ciências Contábeis e Direito, além de pós-graduações e inúmeros cursos de capacitação. “Hoje, a empresa funciona com automação de ponta, processos internos informatizados, criação de soluções automatizadas e sistemas que reduzem erros e aumentam a produtividade. Mas foi preciso investir muito, tanto na formação profissional quanto em infraestrutura e equipamentos.”

Três gerações, legado e continuidade

A automação, porém, não ficou apenas na geração de Derseu. Seus três filhos estão dando continuidade ao trabalho que ele começou na década de 1970 e foi aperfeiçoando ao longo do tempo, até se tornar referência e reunir uma equipe com cerca de 115 funcionários. A filha mais velha, Elizangela de Paula Kuhn, é hoje a CEO da empresa contábil e mantém o foco no uso da tecnologia como diferencial competitivo. Ela ministra palestras e promove consultorias em diferentes cidades do Brasil. Em 2024, foi eleita presidente da GBrasil, um grupo de empresas de contabilidade e consultoria que reúne organizações em todo o país.

A filha Andrea Grendeski atua no operacional e na organização de eventos, como as convenções, que, na segunda edição, reuniram centenas de clientes e contadores de várias regiões do Brasil. Também organiza a convenção interna com toda a equipe e coordena a organização das palestras do setor contábil que são realizadas no auditório da De Paula Contadores e no relacionamento com o cliente.

Antônio Derseu Cândido de Paula iniciou sua trajetória na contabilidade movido por curiosidade, coragem e uma paixão silenciosa por fazer diferente.. Foto: Divulgação De Paula Contadores

Seguindo os passos do pai, Antônio de Paula investe cotidianamente em tecnologia, desenvolvendo soluções para otimizar o trabalho com aplicativos. Seu principal objetivo é aprimorar a comunicação interna, proporcionando mais agilidade na produção dos funcionários e, ao mesmo tempo, garantindo que os clientes tenham maior conhecimento e segurança sobre todos os processos da empresa, além de fortalecer as estratégias de marketing.

Além dos filhos, a terceira geração também está presente na administração da empresa e desenvolve tarefas na empresa. Três netas atuam em diferentes setores, dando continuidade ao trabalho inovador que o avô começou há mais de meio século.

Automação que resulta em vantagem competitiva

Hoje, a automação permite ao cliente da De Paula Contadores acesso a relatórios rápidos, histórico completo de dados, sistemas de controle que evitam divergências, atendimento ágil e consultoria mais segura. A empresa contábil presta serviços tributários, trabalhistas e societários sob prazos apertados e com múltiplos clientes e complexidade normativa. O uso da automação é decisivo para manter qualidade e confiança. “Minha intenção era montar uma empresa contábil moderna, porque, desde o início, percebi que quem quisesse fazer contabilidade de verdade precisava de ferramentas melhores. Zero erro, entrega rápida e segurança para o cliente”, declara.

Ao longo dos 55 anos da De Paula Contadores, Derseu de Paula destaca que o propósito e a missão da empresa seguem firmes e inspiradores, traduzindo a essência que norteia cada ação, que é “desenvolver negócios e pessoas, buscando a construção de uma sociedade melhor e sustentável para todos.” Ele reforça ainda a visão que guia a trajetória da organização, que é ser uma empresa de referência nacional pela excelência dos serviços e pela busca constante da inovação. “Os valores continuam impulsionando a equipe e consolidando a história de sucesso construída com ética, compromisso e evolução contínua”, finaliza Derseu de Paula.

Excelência que gera resultados

O esforço e o profissionalismo com que a De Paula Contadores conduz seus processos, aliando automação, tecnologia e uma equipe altamente capacitada, resultaram na certificação ISO 9001:2015 — renovada com orgulho pela 21ª vez neste ano.

Clientes e colaboradores mantêm-se sempre atualizados e preparados para as nuances do mercado por meio de programas como a Escola de Negócios, o Café & Negócios e o Bate-Papo com RH, iniciativas que reforçam o compromisso com o desenvolvimento e a inovação, transmitidos pelas redes sociais da empresa contábil.

Conheça mais a De Paula Contadores:
Site: https://depaulacontadores.com.br/
Instagram: @depaulacontadores
Contato: (45) 2105-2000

Assessoria de Imprensa