Gestão ambiental avança em Foz do Iguaçu com mais de 180 ações e 6 mil novas árvores plantadas
Balanço da Secretaria de Meio Ambiente reúne ações de arborização, recuperação de nascentes, serviços urbanos, licenciamento ambiental, bem-estar animal e educação ambiental em todas as regiões da cidade
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, intensificou ao longo do de2025 um conjunto de ações voltadas à preservação ambiental, zeladoria urbana, bem-estar animal e educação ambiental, com resultados distribuídos em diferentes regiões da cidade.
Na área de praças, parques e jardins, aproximadamente 6 mil mudas de árvores nativas foram plantadas em diversos pontos da cidade. As ações incluíram o plantio de espécies nativas em 20 nascentes no perímetro urbano, além de serviços de paisagismo em avenidas e praças. Em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), o Município avançou na criação de viveiros de mudas nativas e ornamentais. O Decreto Adote uma Praça resultou na adesão de 11 empresários, ampliando a participação da iniciativa privada na manutenção de espaços públicos. Também foram realizadas ações conjuntas de limpeza de rios e lagos em oito locais, em parceria com entidades, associações comunitárias e o setor de Serviços Urbanos.
No eixo de Serviços Urbanos, a Secretaria promoveu 15 mutirões de zeladoria urbana, ampliou os serviços de varrição em toda a cidade e triplicou as equipes disponíveis para a execução dos serviços de poda e retirada de árvores. Houve ainda atuação de equipes para a retirada de materiais inertes e a recuperação de 20 nascentes dentro do perímetro urbano.
As políticas de bem-estar animal também foram fortalecidas. O Município retomou o Castramóvel, credenciou quatro clínicas para a realização de castrações e iniciou o atendimento veterinário público em 2025, por meio da Clínica Foz Pet. Entre janeiro e outubro, foram registrados aproximadamente 3.293 atendimentos de urgência e emergência. Além disso, foram entregues 17,5 toneladas de ração para cães e 9 toneladas de ração para gatos, com licitação em andamento para a aquisição de 71,2 toneladas de ração para cães e 20,6 toneladas para gatos.
No campo do Licenciamento e Controle Ambiental, houve ampliação dos licenciamentos, incluindo empreendimentos imobiliários, a conclusão do plano de manejo da Unidade de Conservação do Bosque Guarani e o avanço na elaboração do Plano Municipal de Arborização.
As ações de Saneamento, Meio Ambiente e Educação Ambiental somaram mais de 180 iniciativas, realizadas em escolas municipais, associações de moradores, entidades e outros espaços. Foram inauguradas as Unidades de Valorização de Resíduos (UVRs) da Cidade Nova e da Vila C, ampliadas as rotas da coleta seletiva na região norte da cidade e incorporados dois caminhões de coleta seletiva, por meio de convênios com a Itaipu. Também foi iniciado o processo de reforma do Centro de Educação Ambiental (CEAI).
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Idelson Chaves, o balanço reflete a ampliação da atuação da pasta em diferentes frentes. “Os dados mostram um trabalho contínuo e distribuído por toda a cidade. São ações que envolvem recuperação ambiental, organização dos espaços urbanos, educação ambiental e prestação de serviços, com impacto direto na qualidade de vida da população”, afirma.
AMN
