Foz do Iguaçu terá apoio do Ministério do Turismo para se consolidar como hub aéreo

Comitiva do Destino Iguaçu esteve com o ministro Celso Sabino na tarde desta quinta-feira (24) para tratar importantes temas para a cidade, como a ampliação de voos

 

O prefeito Chico Brasileiro e o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, acompanhados de integrantes do trade turístico de Foz do Iguaçu, estiveram nesta quinta-feira (24) com o novo ministro do Turismo, Celso Sabino, para tratar temas fundamentais para o fortalecimento da atividade no Destino Iguaçu.

Um deles foi o apoio na redução do custo das passagens aéreas e na ampliação de voos para Foz do Iguaçu. O ministro garantiu à comitiva que nos próximos dias o presidente Lula irá anunciar boas notícias neste sentido.

Sabino também disse que Foz, como o segundo destino internacional do país e primeiro destino de visitantes oriundos da Ásia, tem um papel crucial como hub aéreo de turistas vindos de conexões de países da América Latina, de onde partem voos de todo o mundo, e se prontificou a dar apoio para potencializar essas conexões.

“Saímos com boas notícias para o turismo de Foz do Iguaçu, que está se recuperando da crise da pandemia e deve crescer cada vez mais. Esse apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo, será fundamental para alavancar esta força motriz da economia de nossa cidade”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.

Outra pauta do encontro foi a utilização de áreas federais que têm potencial para atividades turísticas. “Vamos apresentar as áreas que pertencem à União que o Município entende como estratégicas para o turismo, e o ministro irá criar um grupo de trabalho no ministério para dar suporte a essa utilização”, disse o secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana.

O lançamento de uma estratégia de turismo náutico em Foz do Iguaçu também foi debatido, com o convite ao ministro Celso Sabino para participar do Foz International Boat Show, maior salão náutico da América Latina. “Foi uma reunião muito produtiva e o ministro foi muito receptivo às nossas demandas. Voltamos com esse laço com o Ministério do Turismo fortalecido, o que, sem dúvidas, terá ótimos resultados para Foz”, ressaltou Alliana.

Integraram a comitiva de Foz do Iguaçu a gerente de iniciativas de Turismo da Itaipu Binacional, Aline Teigão, o gerente de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, o vice-presidente da Associação Brasileira de Agências deViagens (ABAV) e presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzales, a diretora executiva do Visit Iguassu, Elaine Tenerello, e Jacira Almeida, do Sindicato dos Guias de Turismo de Foz do Iguaçu.

AMN