Foz do Iguaçu sediará os Jogos da Juventude CAIXA 2026 em outubro

Evento nacional do Comitê Olímpico do Brasil deve reunir cerca de 5 mil jovens atletas em 20 modalidades esportivas

Da Redação Almanaque Futuro com COB e Rádio Cultura

Foz do Iguaçu será, pela primeira vez, sede dos Jogos da Juventude CAIXA 2026, que acontecem entre os dias 19 de outubro e 3 de novembro. A competição, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), deve reunir aproximadamente 5.000 jovens atletas, que disputarão provas individuais e coletivas em 20 modalidades esportivas. As datas foram confirmadas oficialmente nesta quarta-feira (4).

O anúncio da cidade-sede foi realizado em dezembro de 2025, durante o Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro, e marca a estreia do município paranaense como anfitrião de um dos principais eventos do esporte de base do país. A expectativa é de que a competição fortaleça tanto a formação esportiva quanto o turismo e a economia local.

Para o presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta, os Jogos da Juventude representam um espaço estratégico de desenvolvimento de novos talentos. “É com muito orgulho que o Comitê Olímpico do Brasil levará pela primeira vez os Jogos da Juventude para Foz do Iguaçu. Esta competição é um verdadeiro celeiro de talentos e representa todo nosso compromisso com o desenvolvimento e com a formação integral de jovens atletas”, afirmou. Segundo ele, o evento também reforça o papel do Movimento Olímpico na construção de um país mais justo, inclusivo e esportivo.

O prefeito de Foz do Iguaçu, General Silva e Luna, destacou a importância do evento para a cidade. “Sediar os Jogos da Juventude Nacional é motivo de orgulho para Foz do Iguaçu. O evento representa mais uma oportunidade de incentivar o esporte, valorizar os jovens e projetar a cidade no cenário nacional.”, afirmou. De acordo com o prefeito, além do impacto social, a competição deve movimentar a economia, fortalecer o turismo e reafirmar a capacidade do município de receber grandes eventos.

A escolha da cidade também foi comemorada pelo Governo do Estado. Para o secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, a definição de Foz como sede reafirma o protagonismo do Paraná no cenário esportivo nacional. “A escolha evidencia a combinação de infraestrutura, planejamento e políticas públicas voltadas à realização de grandes eventos, ao fortalecimento do esporte de base e ao desenvolvimento de jovens talentos em todo o Estado”, disse.

Entre as novidades do programa esportivo, o remo virtual, incluído a partir da edição de 2025, segue integrando a competição. As modalidades individuais incluem águas abertas, atletismo, badminton, ciclismo, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia e wrestling. Já os esportes coletivos serão basquete, futsal, handebol e voleibol, todos nas categorias masculina e feminina.

A diretora dos Jogos da Juventude, Manoela Penna, explica que o programa esportivo foi mantido após o sucesso da edição anterior.“Em 2025 tivemos a maior edição da competição, quando cerca de 4700 jovens estiveram nas 20 modalidades em Brasília. Por isso resolvemos manter o mesmo programa esportivo, com pequenos ajustes em alguns regulamentos em virtude do relatório técnico das confederações”, afirmou.

As competições serão distribuídas ao longo do período, com diferentes modalidades acontecendo simultaneamente. O regulamento geral, com detalhes sobre datas, regras e composição das delegações, está disponível no site oficial do Comitê Olímpico do Brasil.