Foz bate recorde em regularizações com entrega de mais de duas mil escrituras de moradias
Cidade alcançou marco nesta sexta-feira (24), em mais uma etapa do Programa Moradia Legal, um projeto do Tribunal de Justiça em parceria com a Prefeitura de Foz e a Câmara de Vereadores
Foz do Iguaçu bateu novos recordes em regularizações de moradias, em todo o Paraná, ao totalizar mais de duas mil escrituras entregues à população. O marco foi alcançado nesta sexta-feira (25), no Centro Escola Bairro Érico Veríssimo, com a transmissão de cerca de 500 títulos a famílias do Jardim Alice (60), Parque Morumbi III (45), Jardim Acaray (23), Porto Meira II (124) e Vila Independente (265).
O avanço histórico na política de regularizações é fruto do Programa “Moradia Legal”, um projeto de regularização fundiária realizado pelo Tribunal de Justiça do Paraná em parceria com a Prefeitura de Foz do Iguaçu, através do Fozhabita, e a Câmara Municipal de Vereadores. Foz do Iguaçu foi uma das primeiras cidades a aderir ao programa em 2020, e desde então é o município que mais regulariza imóveis no Paraná.
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, fez questão de comparecer à cerimônia e celebrou eficiência da implementação do projeto na cidade.
“Quero parabenizar o coordenador do programa, o desembargador, Abraham Lincoln Calixto, que cumpre a missão e a desempenha com muita determinação, ele não se nega a trabalhar e além de todas as suas tarefas, ele se dedica a esse importante projeto. Parabenizo também a toda sua equipe e a todos os envolvidos, e principalmente a todos que estão conquistando o direito a moradia regularizada”, expressou Keppen.
Para o prefeito Chico Brasileiro, a presença da autoridade máxima do TJ representa o resultado da união de esforços e a legitimidade de um projeto que chegou a ser contestado por opositores.
“Foz está tendo a honra de receber a maior autoridade de justiça do Paraná, que veio prestigiar essa entrega de títulos, e junto com esse grande amigo e cidadão honorário da cidade, o desembargador Calixto, que já foi juiz em Foz e hoje coordena o Programa Moradia Legal. Isso dá muita legitimidade e é uma mensagem de que ninguém mais vai tirar o título de vocês”, reforçou Brasileiro na presença de cerca de 600 moradores.
Brasileiro também agradeceu a todos os envolvidos na execução da política. “Meus agradecimentos aos homens e mulheres que acreditaram no projeto e transformaram esse no maior programa do Paraná, agradecer aos vereadores, ao Fozhabita e sua equipe, ou seja, foi uma união de esforços de pessoas que fizeram além do seu dever, em nome do bem ao próximo”, complementou.
Realidade
O desembargador do TJ-PR, Abraham Lincoln Calixto, autor do Programa “Moradia Legal”, mais uma vez quebrou o protocolo e se aproximou do público para falar diretamente com cada morador, simbolizando o compromisso do judiciário e do programa com a realidade da comunidade e seus problemas.
“Estou muito feliz por estar novamente em Foz e fazer mais uma entrega de títulos a vocês e cumprir a promessa que fizemos. Posso dizer que hoje é o primeiro dia de uma nova vida em que, pela primeira vez, entrarão em casa e dirão: essa casa agora é minha, sem medo”, enfatizou Calixto.
Foi essa expressão que Dona Ivanete Muser utilizou ao receber o título da sua casa, após 22 anos de espera. “Agora a casa é minha e vou gritar para o mundo essa conquista e essa sensação de realização. Antes era só promessa e agora o sonho se realizou, um sonho compartilhado com meu filho, que nasceu e cresceu junto comigo na nossa casa”, festejou Ivanete.
A regularização que transformou a vida de Dona Ivanete também chegará a mais três mil famílias, totalizando cerca de cinco mil novas escrituras.
“Temos a expectativa de regularizar mais três mil moradias até o próximo ano, porque esse projeto representa a plenitude no direito à moradia e uma maior dignidade para as famílias, pois o programa alia a garantia de direitos à habitação com desenvolvimento urbano, pois as regularizações trazem melhorias na infraestrutura, rede de saneamento, asfalto, é um direito que abre as portas para todos os demais”, informou o diretor-superintendente do Fozhabita, Ian Vargas.
Avanços
Além do recorde em regularizações de moradias, Foz do Iguaçu alavanca a política habitacional para moradias populares. Nesta semana, o município ganhou mais um impulso para a construção de 770 novas moradias destinadas à população mais pobre da cidade, com a aprovação de três novos conjuntos de 516 unidades habitacionais, pelo programa Minha Casa, Minha Vida e com a entrega de mais 254 casas, através de um convênio da Prefeitura de Foz com a Itaipu Binacional.
“Estamos em uma semana muita feliz para a política habitacional de Foz, que é uma das cidades com maior número de moradias contempladas pelo programa Minha Casa Minha. Também pretendemos fazer a entrega da primeira casa, das 250, ainda no início no ano e avançaremos as entregas conforme formos vendendo os imóveis. É uma grande sinergia”, informou o diretor Administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes.
Os novos projetos habitacionais em Foz do Iguaçu podem passar de R$ 163 milhões em investimentos no próximo ano. “Ainda neste governo, estaremos entregando mais de 1,8 mil moradias, recorde histórico que reúne a entrega de casas dos últimos 10 anos. Trata-se do maior projeto habitacional do interior do Brasil e, proporcionalmente, o maior do país. Mas, além da questão de números e estatísticas, a habitação e o direito à moradia é uma prioridade em Foz”, completou Chico Brasileiro.