Encontro de Gestores Públicos de Juventude da Região Trinacional discute estratégias para desafios em comum na área

Em alusão ao mês da juventude, celebrado em agosto, foi realizado na última semana o 1° encontro de Gestores Públicos de Juventude da Região Trinacional, no Centro de Educação Ambiental de Foz do Iguaçu.

Representantes dos municípios de Ciudad del Este, Hernandarias e Presidente Franco, do Paraguai; e da Prefeitura de Foz do Iguaçu se reuniram na quinta-feira (25) e trocaram experiências sobre projetos desenvolvidos em seus territórios na temática da juventude. O objetivo foi estreitar e fortalecer os laços e compartilhar boas práticas na área, como parcerias, oficinas e atividades já implementadas na região de fronteira.

Durante o encontro, também foram discutidas problemáticas comuns, com o intuito de propor soluções práticas para reduzir os desafios e ampliar as oportunidades e ações bem sucedidas no território trinacional. Entre elas, a inserção dos jovens no mercado de trabalho, especialmente das mulheres; e o enfrentamento da gravidez na adolescência.

Debates

O secretário da Juventude de Foz do Iguaçu, Gilberto de Assis Pereira Neto, apresentou os projetos desenvolvidos voltados aos jovens iguaçuenses e ressaltou a importância de estratégias para evitar a evasão escolar. “É um dos principais pontos a ser fortemente trabalhado na região. Precisamos de um olhar mais atento por parte dos setores e atores públicos presentes para elaboração de políticas específicas que possibilitem a continuidade do aprendizado dos jovens”.

A diretora de Desenvolvimento Social do Ciudad del Este, Sonia Barrios, falou sobre os trabalhos desenvolvidos na cidade vizinha e expressou a preocupação do município paraguaio com os jovens que, após a formação estudantil, encontram dificuldade na primeira oportunidade laboral e entram em um estado de vulnerabilidade.

A diretora da Mulher de Ciudad del Este, Yanina Portillo, expressou preocupação, especialmente, com “a vulnerabilidade das mulheres jovens quando iniciam o primeiro emprego, principalmente em casos de lidar com uma gravidez não planejada na adolescência”.

O secretário de Esportes de Presidente Franco, Alexis Luciano Orrego, reforçou a importância de unir as iniciativas dos municípios de fronteira para estabelecer políticas públicas voltadas aos jovens na região.

A responsável pelas Relações Internacionais de Hernandarias, Gladys Garcete, comentou a importância de estabelecer uma frente juvenil ativa em conselhos e comissões para dar suporte à inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Participações

O evento foi organizado pela Diretoria de Assuntos Internacionais e pela Secretaria Municipal de Juventude da Secretaria de Trabalho, Juventude e Capacitação, com o apoio do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu e do curso de Relações Internacionais e Integração da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Também participaram duas representantes do Fundo de Populações de Nações Unidas (UNFPA) da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil, de forma presencial – a associada de projetos da UNFPA, Daniela Florio, e a assistente de programa do UNFPA, Indyamara Massaro Machado; e uma integrante do UNFPA no Paraguai, Rocío Galiano, acompanhou por videoconferência, para entender a realidade da fronteira com o objetivo de propor parcerias alinhadas às necessidades locais.

Estiveram presentes também a chefe da Secretaria de Juventude de Hernandarias, Deis Daiane González Silva; e o secretário de Turismo e Juventude de Presidente Franco, Armando Cardozo.

AMN