Em 2024, o deputado federal Vermelho atuou em quase todas as áreas do desenvolvimento e apoio social.
O Almanaque Futuro fez um balanço mediante as informações postadas no Portal ao longo deste ano
A Legislatura de 2024 foi muito positiva quando o assunto é a avaliação das atividades do deputado federal Nelsi Coguetto Maria (PL), o Vermelho. Ele abraçou as causas em benefício das regiões Oeste e Sudoeste e de outras localidades paranaenses, atendendo reivindicações antigas, criando projetos e permanente atenção.
Vermelho vinha realizando vários pronunciamentos marcantes desde o ano anterior (2023), sempre com palavras de alento e conforto aos setores produtivos, abarcados pela crise nos períodos da pandemia.
O agronegócio, suas áreas industriais, cooperativas, e, a construção civil, segmentos que notavelmente mais empregam no Brasil sofreram impactos econômicos. Independentemente das cores partidárias, o deputado pregou a união em nome do desenvolvimento, sempre externando sua confiança no futuro de nossa nação.
“Esse país está consolidado ao sucesso pela sua gente e pelo seu trabalho, pela sua riqueza e pela sua produção” disse. A fala transladou para o ano de 2024 e, o período foi fértil no atendimento a cidades, entregando equipamentos, maquinários e conseguindo recursos para atividades importantíssimas em diversos segmentos.
O deputado atuou em várias frentes, como em projetos sociais e educacionais, a exemplo do PL 869/2024 com a proposta de uma emenda à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), garantindo aos estudantes de instituições públicas e privadas e em todos os níveis de ensino, o direito à licença-maternidade de 120 dias e à licença-paternidade de 5 dias, uma medida importante para a formação do vínculo familiar e o desenvolvimento infantil. “A maternidade e a paternidade não devem ser encaradas como obstáculos ao progresso educacional, mas sim como aspectos fundamentais para o pleno desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes”, argumentou o parlamentar, chamando a atenção para o fato em que “muitas vezes, jovens pais e mães são obrigados a abandonar seus estudos devido à falta de suporte para conciliar os cuidados com os filhos e as demandas educacionais. Com a garantia de licenças adequadas, os estudantes poderão retomar suas atividades acadêmicas sem prejuízo, assegurando assim a continuidade de suas trajetórias educacionais e contribuindo para uma sociedade mais instruída e capacitada”, acrescentou.
Na área do Turismo, Vermelho protocolou pedidos de providências para fortalecer o segmento, como o impasse criado pelos novos protocolos estabelecidos pela Polícia Federal, sobretudo depois de criarem tumultos na aduana Argentina que afetaram os visitantes, horas expostos ao calor, em razão das filas. “Foz do Iguaçu é uma cidade de fronteira e precisa receber bem o turista. Não somos contra a fiscalização, mas é preciso dotar a aduana de infraestrutura necessária para agilizar os serviços, pois não podemos deixar os visitantes sob as intempéries aguardando a liberação por mais de duas horas”, disse.
Vermelho afirmou que a lentidão nos processos migratórios e as filas intermináveis impactam a vida dos cidadãos e a dinâmica econômica local. O deputado desempenhou um papel destacado em prol do fortalecimento do segmento na região da tríplice fronteira, ajudando a impulsionar os pilares que unem o comércio ao turismo, facilitando o trânsito de pessoas. Segundo ele, “é fundamental reconhecermos a tríplice fronteira como uma oportunidade única para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento do turismo em Foz do Iguaçu; temos potencial para criar uma sinergia positiva entre os países vizinhos, fomentando e facilitando o trânsito de turistas”.
O deputado trabalha o setor ambiental em ações de sustentabilidade: “A natureza exuberante de Foz do Iguaçu é um tesouro que deve ser protegido. Podemos atrair turistas sem comprometer a integridade do meio ambiente, garantindo que as gerações futuras também possam desfrutar dessas belezas naturais”, destacou.
Com a preocupação de garantir o ecossistema, o deputado federal Vermelho protocolou requerimento ao Ministério da Defesa e ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a mobilização das Forças Armadas de forma emergencial para enfrentar os incêndios florestais, responsáveis por danos severos em diversas regiões do Brasil.
Na área de infraestrutura, Vermelho cobrou providências às autoridades nas obras da Rodovia das Cataratas e Perimetral Leste, recordando que a Ponte da Integração já foi concluída e precisa ser aberta ao tráfego para desafogar o trânsito na Ponte da Amizade. Com abordagem proativas, sempre em busca por soluções, Vermelho ajuda a impulsionar a economia, mas também promovam a integração e cooperação entre as cidades e os países vizinhos, na área trinacional.
A revitalização da Ponte da Amizade, que completará 60 anos em 2025, tem sido uma meta de Vermelho, para ele, é “lamentável o estado de abandono em que se encontra a nossa Ponte da Amizade, por onde, diariamente atravessam cerca de 80 mil pessoas, entre brasileiros, paraguaios e turistas do mundo inteiro. É uma vergonha para o país deixá-la nesse estado de abandono”, acrescentou o parlamentar.
O deputado é atento às raízes sociais e culturais nas cidades que defende. Em Foz do Iguaçu ele trabalhou para que a Perimetral se chamasse Sérgio Lobato Machado, em Lei que foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foram inúmeras as atividades por meio de reuniões, viagens, audiências públicas e ações para facilitar a atividade do Turismo, discutindo até mesmo a qualidade dos serviços prestados pelas companhias aéreas no Brasil. Para ele, é fundamental estabelecer normativas que promovam maior qualidade no transporte de passageiros. “Desde os primórdios da aviação no país, o transporte aéreo se entrelaçou com os destinos turísticos”, afirmou o deputado, ressaltando o papel fundamental dos aviões como instrumentos de integração nacional e desenvolvimento regional, mas para isso há desafios a serem superados, vencidos, como aprimoramento da infraestrutura aeroportuária, a expansão da malha aérea e rever o alto custo das tarifas, o que inviabiliza o translado de visitantes e turistas.
“A redução do preço das passagens aéreas é essencial para estimular o turismo interno e internacional, tornando o Brasil um destino mais atrativo para viajantes de todo o mundo”, argumenta Vermelho.
O deputado, além dos vários projetos desenvolvimentistas, destinou recursos para a construção de creches em cidades da região. “Estudos demonstram que a educação infantil é uma das fases mais importantes na formação do indivíduo, influenciando diretamente no desempenho escolar e no desenvolvimento social e emocional das crianças” (…) “A educação é a base para a construção de um futuro melhor. Investir nas nossas crianças é garantir que elas terão as oportunidades necessárias para crescer e se desenvolver plenamente”, disse, em várias oportunidades.
Por todas as suas ações e a permanente dedicação às cidades, o deputado Nelsi Coguetto Maria foi congratulado com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade iguaçuense. Durante a cerimônia, ocorrida em maio deste ano (2024), ele traçou um breve retrospecto de suas atividades, destacando ações como o prolongamento da pista do aeroporto de Foz, dentre outros como a implantação de uma escola nacional do turismo e ações em várias áreas, como a necessidade de uma arena multiuso, que congraçará o esporte e o setor de eventos.
Vermelho sempre se posicionou com firmeza em defesa das regiões Oeste e Sudoeste, defendendo a redução de impostos, incentivos aos pequenos e médios empresários; canalizando recursos para Foz nas áreas de saúde, utilizados na atenção básica e Hospital Municipal; na educação, oportunizando quatro creches, a compra de material didático; apoiou mais de uma dezena de entidades filantrópicas; deu suporte ao Corpo de Bombeiros, auxiliou cooperativas de pequenos produtores e viabilizou emendas para setor esportivo, especialmente campos de futebol amador.
“Sempre estarei em defesa da nossa gente e de nossa cidade”, repete insistentemente o deputado Vermelho, em suas falas e em suas ações.
Vermelho exerce o segundo mandato, faz parte da Comissão de Turismo da Câmara Federal e é vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação (CFT)