Diretoria de Bem-Estar Animal promove encontro de aproximação com protetores de animais
Atualmente, existem 140 ONGs e protetores independentes credenciados junto ao município; diretoria em estruturação para um atendimento mais eficiente
A Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente de Foz do Iguaçu, está em estruturação para promover um melhor atendimento à causa animal no município.
Para apresentar as ações em planejamento e ouvir as demandas das ONGs e protetores independentes, está marcada para a tarde desta sexta-feira (31) uma reunião com a equipe da DIBA.
O secretário de Meio Ambiente, Sergio Caimi, explica que a diretoria está em reestruturação, uma vez que o órgão estava ligado anteriormente à pasta de Desenvolvimento Econômico e Agricultura. “Devido a essa mudança, existem alguns trâmites burocráticos necessários para dar início a algumas iniciativas da diretoria”, conta.
No entanto, segundo ele, a Diretoria de Bem-Estar Animal já está em ação, com a fiscalização de casos de maus-tratos e abandonos de animais, por exemplo. “Pedimos à população que nos ajude e, caso as pessoas vejam alguma situação como essa, façam fotos, vídeos e denunciem por meio do aplicativo ou site eOuve”, destaca.
Entre as ações planejadas pela DIBA, estão campanhas de orientação, programas de ação de animais, distribuição de rações para ONGs e protetores, e programas de castração para tutores em situação de vulnerabilidade social. Também está em estudo a implantação de um abrigo municipal, para receber temporariamente animais abandonados.
“Nosso encontro com as ONGs e os protetores independentes tem como objetivo aproximar a diretoria e ouvir as principais demandas deles. O que queremos é a união entre órgãos e comunidade, porque os animais têm sentimentos e merecem ser tratados com dignidade”, ressalta Adriana Cardoso, diretora de Bem-Estar Animal.
ACS PMFI