Diocese de Foz institui o Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia
Milhares de pessoas acompanharam, na tarde do dia 12 de outubro, a celebração de instituição do Santuário Nossa Senhora Aparecida
Milhares de pessoas acompanharam, na tarde do dia 12 de outubro, a celebração de instituição do Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, o primeiro da Diocese de Foz do Iguaçu. A missa, presidida pelo Bispo Dom Sergio de Deus Borges no dia da Padroeira do Brasil, marca também o lançamento da pedra fundamental para início da obra de construção do templo ao lado do Monumento da Santa.
Em sua homilia, Dom Sergio lembrou que o Santuário é um lugar de restauração. “Nós chegamos aqui quebrados e diante da mãe de Deus somos curados. Este é um lugar bonito onde somos acolhidos e curados”, comentou. O Monumento de Nossa Senhora Aparecida, que tem 26 metros de altura, foi inaugurado em 2000 e recebe, anualmente, milhares de fiéis que peregrinam para pagar promessas e agradecer à intercessão da Santa. Agora, é elevado a Santuário Diocesano.
A igreja que será construída foi desenhada com formato de cruz grega, cujo os quatro lados são simétricos, e terá capacidade para 2.800 pessoas sentadas, além de praça de alimentação, auditório, entre outros espaços que podem somar 9 mil m² de construção. O projeto conta com um arquiteto sacro, que contribui para que o Santuário respeite os dois mil anos de história e arte do Cristianismo.

Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, o Padre Ademar Oliveira lembrou que com a elevação, um sonho se realiza aos poucos. “Essa imagem retrata a história local. São 25 anos de orações e que agora começa uma nova etapa.”
A celebração foi acompanhada por representantes políticos do Estado, de Itaipulândia e cidades vizinhas, além de padres da Diocese, diáconos, seminaristas e toda a comunidade. A missa foi a última celebrada no Dia de Nossa Senhora Aparecida no, agora, Santuário, após nove dias de orações e a visita de fiéis vindos de toda a região.
Ao final da missa, o Bispo, padres e autoridades depositaram cartas em uma caixa que será enterrada na obra para ser aberta futuramente. Também foi feita a benção da pedra fundamental e do terreno que abrigará a igreja.
Apoio da comunidade e autoridades
O Bispo Dom Sergio relembrou que o pedido para elevação do Monumento a Santuário e construção da igreja partiu da comunidade local, com apoio da Prefeitura e, posteriormente, do Estado.
Para o coordenador do Comitê de Turismo Religioso da Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, Eliseu Rocha, este é um momento histórico. “O Santuário não só traz a benção, mas transforma a vida das pessoas por meio do turismo religioso. É uma parceria entre o Estado e a Igreja para a cultura do encontro e da paz”, falou.
Adolfo Preis, vice-prefeito de Itaipulândia, destacou que “assim como o povo se junta para construir a igreja, nós, como poder público, iremos apoiar a construção deste Santuário e a estruturação para acessos, que permitirá ainda mais visitantes”.
Gabriela Marchioro, representante do Conselho de Assuntos Econômicos e Pastoral da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Itaipulândia, lembrou que o Santuário será para melhor receber os devotos e romeiros. “Obrigado por iniciarem este projeto grandioso para nossa paróquia e município”.
Já a ex-prefeita da cidade, Cleide Prates, falou que este é um momento histórico e único. “Aqui nós terminamos uma etapa [de elevação a Santuário] e a partir de hoje iniciamos um caminho que precisaremos de muitas mãos e, com cada tijolinho e cada um de vocês, este templo se tornará real”, finalizou.
Assessoria