Dia da Consciência Negra é feriado nas repartições públicas de Foz

Serviços de urgência e emergência na saúde, segurança e coleta de lixo seguem normalmente nesta quarta-feira (20)

Nesta quarta-feira (20), devido ao feriado nacional do Dia da Consciência Negra, as repartições públicas municipais estarão fechadas para atendimento ao público. Os serviços considerados essenciais, como urgência e emergência na saúde, segurança pública e coleta de lixo funcionarão normalmente, assim como a coleta seletiva de materiais recicláveis. As secretarias e autarquias retomam o expediente na quinta-feira (21), a partir das 7h30.

Na saúde, funcionam de forma ininterrupta as UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e João Samek, no Jardim das Palmeiras, a Unidade 24 Horas Padre Ítalo, no Porto Meira, bem como o Hospital Municipal Padre Germano Lauck e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que pode ser acionado pelo telefone 192 em casos de emergências clínicas.

As unidades básicas de saúde estarão fechadas no feriado nacional, assim como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV). Os atendimentos retomam na quinta-feira (21).

Na quarta-feira (20), conforme calendário escolar, não haverá aulas nas escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e centros escola bairro. Os feriados e pontos facultativos do estão regulamentados em Decreto Municipal nº 32.158/2024.

Os contribuintes que necessitarem de atendimento da Prefeitura podem utilizar os serviços on-line, através do site: https://www5.pmfi.pr.gov.br/servicos/. Também é possível solicitar serviços, registrar elogios ou reclamações por meio do aplicativo eOuve.

Feriado Nacional

Depois da promulgação de um decreto presidencial no final de 2023, o dia 20 de novembro será, pela primeira vez na história, um feriado nacional. É neste dia que se celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estados do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade. Além disso, este é um dia para refletirmos sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

Fonte: AMN com Agência Brasil