Deputado Matheus Vermelho celebra aprovação da redução de 45% no IPVA no Paraná
Parlamentar votou a favor do projeto que garante a menor alíquota do Brasil a partir de 2026, beneficiando mais de 3,4 milhões de contribuintes.
O deputado estadual Matheus Vermelho (Progressistas) celebrou nesta terça-feira (16) a aprovação, por unanimidade, na Assembleia Legislativa do Projeto de Lei 690/2025, que reduz em 45% a alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no Paraná. A proposta, encaminhada pelo Poder Executivo, foi analisada em duas sessões ordinárias e recebeu votos favoráveis em todas as etapas, seguindo agora para sanção do governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Com a nova regra, o IPVA passará de 3,5% para 1,9% a partir de 2026, tornando-se o menor do Brasil. A medida deve alcançar cerca de 83% da frota tributada no estado, o equivalente a mais de 3,4 milhões de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. Como exemplo, um veículo que pagou R$2 mil de IPVA em 2025 passará a pagar R$1.085 em 2026.
“Boa notícia para o nosso Paraná. Aprovamos a redução da alíquota do IPVA e, a partir de 2026, teremos o imposto mais barato do Brasil. É um governo e uma Assembleia que pensam no povo. O governador Ratinho Jr. tem um cuidado especial com o cidadão, garantindo mais dinheiro no bolso do contribuinte e fortalecendo a economia. Votei a favor com orgulho e parabenizo todos os deputados pela unanimidade na aprovação”, destacou Matheus.
O parlamentar também ressaltou os impactos econômicos da medida: “A redução do IPVA vai aliviar o orçamento das famílias, estimular a regularização dos impostos e movimentar a economia paranaense. Essa é mais uma vitória do povo do nosso estado, que terá mais condições de consumir e investir.”
Além da redução, a nova lei prevê mecanismos de compensação, como o aumento da multa por atraso de 10% para 20%. A expectativa é de que a medida também reduza a inadimplência e estimule a volta de veículos emplacados em outros estados.
Aumento nos emplacamentos do estado após redução
O anúncio da redução de 45% no IPVA já mostrou reflexos imediatos. Nos 10 dias seguintes à declaração do projeto pelo governador Ratinho Junior, o número de emplacamentos de veículos cresceu 11% no Paraná. Entre 20 e 29 de agosto, foram registrados 11.807 novos veículos, contra 10.647 nos 10 dias anteriores.
Segundo o Detran, apenas no dia 20 de agosto (data do anúncio do projeto do governo) foram 1.418 novos registros. Nos oito primeiros meses de 2025, o Estado já acumulava alta de 34% nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2024.
3 Front Studio – Assessoria de Imprensa
