Compare a mais recente avaliação dos institutos que realizam pesquisas eleitorais
Site especializado utiliza metodologia tradicional para comparar histórico e resultados divulgados por quem faz pesquisas no Brasil
Da Redação
As eleições em curso chamam muito a atenção dos brasileiros de um modo em geral, a começar pelo interesse dos eleitores. Foram raros os momentos em que a disputa atingiu índices como os deste pleito. Alguns analistas acreditam que o fenômeno ocorre devido a polarização entre os extremos, ou seja, a direita versus a esquerda.
As pesquisas eleitorais nunca foram tão requisitadas e esperadas, sobretudo pela faixa de indecisos e pessoas que escolheram os candidatos, mas ainda preferem analisar o cenário.
As pesquisas, afinal, refletem as intenções de voto do eleitorado ao longo do processo e ajudam a pautar os comitês de campanha. No entanto, impacto perante a opinião pública sempre é muito grande.
Mas a maioria dos interessados perguntam: devemos confiar nos números apresentados pelas pesquisas? Qual instituto se aproxima mais da realidade? Existe um ranking dos institutos, de maneiras que gerem mais credibilidade? Há manipulação de resultados? São muitos questionamentos, mas os especialista asseguram que as pesquisas brasileiras são consideradas confiáveis.
O Almanaque Futuro pesquisou várias informações e há um consenso geral sobre os institutos e empresas que realizam apanhados numéricos eleitorais e de certa maneira, ranqueados frente aos resultados que apresentaram em suas trajetórias.
O site Pindograma criou um Ranking de Institutos de Pesquisa, por meio de uma metodologia, inspirada nos critérios usados pelo site norte-americano FiveThirtyEight, que utiliza várias medidas para avaliar o desempenho dos institutos e de forma muito objetiva.
O Pindograma, segundo o endereço eletrônico, “é formado por historiadores, programadores, cientistas políticos e filósofos em formação, e acreditamos no potencial do jornalismo de dados para fortalecer a democracia no Brasil”.
O Ranking de Institutos de Pesquisa do Pindograma é reconhecido por muitos órgãos, mas em alguns casos contestados por quem esperava uma avaliação melhor. O fato é que os números de desempenho não mentem.
Segundo o seite, o ranking foi atualizado em 24 de junho de 2022, e calculado com base em pesquisas entre 2012 e 2020. A avaliação vai de “A” até a nota “D”, com variações conforme dados mais recentes. Acompanhe o ranking:
6 Sigab B+
ABC Dados B-
Access C
Acertar B+
Action Marketing B+
Advise D
Agili Pesquisas B
Agora Pesquisa (BA) A
Agorasei Pesquisa B
Alternativa Dados C
American Analytics B-
AtlasIntel B+
Avaliar Pesquisa B
Badra Comunicação B+
BMO 5,58 5 B-
BR Marketing D
Brand Consultoria B-
Brasil Dados B
Camminus Marketing B
Captavox 3,42 11 B+
Census Pesquisas B-
Certifica Consultoria B+
Certus B
Colectta Consultoria B+
Compet B
Comunicare B-
Conpar B+
Consult Pesquisa (RN) B
Consulte Inteligência (PI) B
Cooperfil C
CP2 Pesquisa B
D M Duarte B
Dados Folha (GO) B-
Dados Pesquisa (GO) B
Data AZ 4,81 14 B-
Data Fato 5,47 5 B
Data M 4,90 19 B
Dataconsulte C
Datafolha B+
Dataform B
Datamax C
Datamédia D
Dataqualy B+
Datasonda B
Datavox (PB) B-
Delta Ag. de Pesquisa B
Desttaq B-
DGABC Pesquisas B
Diagnóstico Pesquisas B-
Directa Pesquisa D
DMP B
Doxa B
Empresa de Pes. Técnicas B+
Enquet Pesquisas B+
EPP B+
Equação Pesquisas B-
Escutec B+
Estimativa D
Exata GO D
Exata Op (DF) B-
Exata Pesquisa (MA) B
Exatus Consultoria (RN) B-
F5 Atualiza Dados B+
Fernandes Consultoria B-
FLS Pesquisa B
Folha Capital B-
Fortiori B-
FSB Pesquisa B-
Futura A
Gazeta Dados A
Gerp B-
Govnet/Inst. Opinião (SP) A
GPP B
Grupo M B
IABR B
IBPS B+
Ibrape (AL) B
Ibrape (MS) B
IMAPE B-
Incope B
Index Pesquisas B
Inerpes B-
Infornews B
INOP D
INOPE B+
INOR B
Inove Consultoria B
Instituto Amostragem A
Instituto Credibilidade B-
Instituto Datailha B-
Instituto Datasensus B
Inst. de P. Resultado (MS) B+
Instituto Econométrica B
Instituto Estimativa C
Instituto Exatta (PE) B
Instituto França B-
Instituto Gauss C
Instituto Haverroth B+
Instituto Jales B
Instituto Methodus B+
Instituto Opinião (PR) B
Instituto Podium B-
Instituto Qualitativa B
Instituto Realidade D
Instituto Seta B
Instituto Skala B-
Instituto Vision Survey B-
Instituto Visão (PR) D
Instituto Vope C
Inteligence Serviços B-
IPAT B+
IPC B+
Ipec (antigo Ibope) A
IPEMS A
Ipespe B+
IPMN B
IPPEC (PR) A
IRG Consultoria B+
J. Coelho C
Jornal Correio Continental C
Jornal Girassol B
Jornal O Coletivo C
Jornal O+Positivo B
Jornal Stylo B
Jornal Sudoeste (BA) D
London Pesquisas D
M S Passos Comunicação B-
Malujoa Comunicações D
Mapa Marketing B+
Mark Inst. de Pesquisa B-
MAS Opinião B
MBO 5,49 8 B-
MDA 4,25 26 B+
Merita Comunicações C
MT Dados B
Multidados C
Múltipla Pesquisa (PE) B
Naipes Marketing B-
Opinar Pesquisas B+
Opinião Brasil (DF) B-
Opinião Pesquisas (PB) B+
Painel Brasil B
Palpe Pesquisas C
Paraná Pesquisas B+
Pontual Pesquisas B-
Pop Pesquisas C
Porto News C
Potencial B+
Prever Pesquisas B
Promídia C
Quaest B
Quallity Serv. Inteligente D
R M Mariath B
Radar Inteligência B+
Ranking Pesquisa B-
Real Dados A
Real Time Big Data B
RF Consultoria B-
RPP Logística C
Rádio Maracu B-
Sebram D
Seculus Consultoria B
Sensatus Pesquisa B-
Sensor Pesquisas C
Sensor Pesquisas D
Sensus B
Serpes B+
Sinfor B+
Solução Treinamento B
Studio Pesquisas B
Surgiu Pesquisas B-
Tecnodados B
Tendência Pesquisa (SC) B+
TS2 Soluções B
UP Pesquisas B-
Vale Consultoria B-
Valle Pesquisas B
Veiga Consul. e Pesquisa B
Ver Pesquisa A
Veritá B
Vetor Assessoria B+
Voga Pesquisas B-
Voice Pesquisas (MT) B
Vox Opinião Pública (SP) B-
Vox Populi B
W J Mendes B-
Zaytec Brasil B-
Ágora Pesquisa (RJ) B+