O grupo de voluntários Cia do Riso está recebendo inscrições de pessoas interessadas em atuar levando a arte do palhaço a pacientes internados, acompanhantes e profissionais dos hospitais de Foz do Iguaçu. Com mais de 19 anos de atuação, a organização realiza visitas semanais às instituições, incluindo o Hospital Ministro Costa Cavalcanti e Hospital Municipal.
Podem participar maiores de 18 anos que falem fluentemente português ou espanhol. As inscrições devem ser feitas através do seguinte link: https://www.sympla.com.br/processo-seletivo-para-novos-voluntarios__2332666. O edital completo está disponível em https://drive.google.com/file/d/1GdqOwN9uZw-Tq-dq49SMkqLznn_1iqor/view?usp=sharing.
Segundo Grace Mery Perissoli, também conhecida como “Dra. Lambreta”, do Departamento de Imprensa da Cia do Riso, a missão é transformar o ambiente hospitalar através da arte do palhaço, levando alegria e amor aos pacientes, acompanhantes e colaboradores. “Frequentemente, ao entrarmos em quartos de hospital, encontramos pacientes tristes, porém, ao nos aproximarmos, pintados e com violão, é nítido ver a alegria e transformação ocorrendo. Cada visita é única, representando um momento de entrega de cada voluntário, onde amor é compartilhado e recebido”, justifica Mery.
Quem se voluntaria faz toda diferença. Após o processo seletivo, é realizada uma capacitação, por meio de palestras institucionais e atividades em grupo, programadas para o dia 16 de março, das 14h às 18h, na Igreja Bom Jesus do Migrante (Rua Di Cavalcante, 233 – Vila Portes). Com duração de seis meses, todos compreenderão os fundamentos do trabalho, incluindo acompanhamento psicológico e treinamento para montagem do figurino, estando aptos para atuar ao final do período.
A arte do palhaço é rica e transformadora. Não é apenas o paciente que se beneficia, mas também o voluntário que doa um pouco de si em momentos de dor.
Para mais informações, entre em contato com o grupo através das redes sociais @ciadorisofoz ou pelo telefone (45) 9 9101-1027.