CCZ inicia aplicação de inseticida para eliminar o mosquito Aedes aegypti em residências do Morumbi e Portal da Foz
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) iniciou nesta semana a aplicação do inseticida Cielo com pulverizadores costais em residências dos bairros Morumbi e Portal da Foz – locais que apresentaram alto índice de infestação da dengue. A previsão é que mais de três mil imóveis sejam visitados pelas equipes.
Leandro Melo, encarregado da equipe que está nas ruas, pede que a população permita a entrada dos agentes do CCZ para que o trabalho seja ainda mais efetivo. A execução do serviço está prevista para, aproximadamente, 150 quarteirões dos bairros.
“Todos os agentes de endemias estarão devidamente uniformizados e com os equipamentos de fácil identificação. Esse apoio da população é muito importante para que o extermínio dos mosquitos seja feito e seja possível cobrir todo o quarteirão com a proteção”, afirmou.
De acordo com supervisora técnica do CCZ, Renata Defante Lopes, a aplicação do inseticida com pulverizadores costais é uma ação preconizada pelo Plano Nacional de Combate à Dengue, que é complementar as que já iniciativas que já vinham sendo realizadas pelo CCZ, como a eliminação de criadouros
Manutenção dos cuidados
O senhor Alcino Schlosser, 82 anos, fez questão de receber a equipe do CCZ e elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura de Foz na região em que mora há mais de 40 anos.
“Fico mais seguro ao ver todos trabalhando para que a dengue acabe de uma vez. Mesmo com o veneno eu vou seguir mantendo meu quintal limpo e alertando todos os vizinhos para que ajudem também”, disse o morador.
De acordo com a supervisora técnica do CCZ, o restante da população também deve seguir mantendo os trabalhos periódicos de limpeza para auxiliar no serviço realizado pela Prefeitura. No último sábado (11), a mesma região recebeu uma mobilização de limpeza que recolheu mais de 150 toneladas de resíduos.
“Os inseticidas ajudam momentaneamente, porém não podem substituir o trabalho diário dos cuidados de cada pessoa. Pedimos o empenho e a colaboração de todos com denúncias sobre descarte irregular em áreas públicas e manutenção da limpeza dos próprios quintais”, salientou Renata.
AMN