Atletas do Meninos do Lago brilham no Pan-Americano de Canoagem Slalom e conquistam seis medalhas nos EUA

Os canoístas fazem parte do Projeto social do Instituto Meninos do Lago que é mantido pela Itaipu Binacional, eles integram a Seleção Brasileira de Canoagem Slalom que está nos Estados Unidos participando de competições internacionais

No último fim de semana, os jovens talentos do projeto Meninos do Lago brilharam nas águas de Montgomery, Alabama, durante o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom e Caiaque Cross 2025. Milena Sofia e Gerson Terres, que embarcaram para disputar a categoria Júnior na competição, conquistam grandes resultados e a certeza de que estão no caminho certo rumo ao alto rendimento. Milena levou 4 quatro medalhas, uma de prata e três de bronze, enquanto Gerson conquistou duas, uma prata e um bronze.

A competição reuniu alguns dos melhores canoístas das américas e foi um grande teste para os atletas formados no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu – PR, que compõe a equipe Meninos do Lago (IMEL), o projeto desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional desde 2009.

Gerson Terres representou o país nas categorias C1 e K1 Masculino e Milena Sofia na C1 e na K1 Feminino. Ambos na categoria Júnior. Milena de 17 anos, que desde os nove pratica a modalidade é uma representante do IMEL. A atleta mostrou seu potencial e encerrou sua participação com quatro medalhas, uma de prata e três de bronze, consolidando-se como um dos destaques da equipe brasileira.

“Saio de Montgomery com ótimos resultados, atingindo meu objetivo. Agora é me preparar para a próxima etapa do Ranking ICF. Agradeço a todos pelo apoio e torcida!”, comemorou a Milena.

Já Gerson Terres fez sua estreia internacional e já subiu ao pódio, garantindo duas medalhas, uma prata na Canoagem Slalom e um bronze no Caiaque Cross. “Muito feliz por encerrar o campeonato com duas medalhas. Agora é trabalhar firme para o próximo desafio do Ranking ICF, que será aqui mesmo nos Estados Unidos”, declarou o atleta de 15 anos, que destacou a importância do projeto Meninos do Lago para sua evolução.

Os jovens talentos passaram por uma intensa preparação antes da competição, incluindo treinamentos no Complexo Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro, além de um período de ambientação na pista de Montgomery. O suporte da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) foi essencial para que os atletas pudessem competir em alto nível.

Com um total de 26 medalhas conquistadas pela delegação brasileira, o Pan-Americano de Canoagem Slalom mostrou a forçados atletas já consolidados, além da nova geração de atletas do país.

Para Gerson e Milena, a experiência nos Estados Unidos representa apenas o início de suas trajetórias no esporte. “Se a canoagem te faz feliz, dedique-se e se esforce, pois, um dia seu esforço será recompensado”, aconselha Milena aos futuros atletas.

Agora, a delegação brasileira segue nos Estados Unidos, onde disputarão no próximo fim de semana uma etapa do Ranking Mundial ICF, em Oklahoma. A competição será mais uma oportunidade para os jovens talentos ganharem experiência e pontuação no cenário internacional.

Milena Sofia:

2° Lugar – Canoagem Slalom – Pan-Americano

3° Lugar – Caiaque Cross- Pan-Americano

3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Pan-Americano

3° Lugar – Time-Trial – Caiaque Cross – Open Ranking ICF

Gerson Terres de Oliveira Junior:

2° Lugar – Canoagem Slalom – Pan-Americano

3° Lugar – Caiaque Cross – Pan-Americano

Sobre o Projeto

O Instituto Meninos do Lago – IMEL – é uma entidade de prática desportiva, fundada em 30 de julho de 2011 por iniciativa da Federação Paranaense de Canoagem e  apoio da Confederação Brasileira de Canoagem com o propósito inicial de formar e regularizar o Projeto “Meninos do Lago”.

Os canoístas treinam no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu – PR. Patrocinado pela Itaipu Binacional, o projeto hoje atende mais de 1000 crianças e jovens na cidade e além de sua função da prática esportiva cumpre um importante papel social. Com um histórico consolidado, os atletas do projeto já possuem expressivos resultados em competições nacionais e internacionais.