- Da Redação – Eliane Luiza Schaefer
O Rotary Club Foz do Iguaçu – Ponte criou o Banco de Cadeiras de Rodas, fundado em 4 de março de 1998. A iniciativa chega a emprestar cerca de 15 a 20 cadeiras por mês, totalizando 300 por ano, o que tem ajudado e muito pessoas com dificuldades de locomoção na cidade, seja por necessidades permanentes ou temporárias.
Por meio da campanha “Um lacre solidário” – que tem como finalidade recolher lacres de latas de alumínio e plásticas descartadas, o material é trocado por cadeiras de rodas. Os projetos são separados, mas juntos, demonstram que pequenos gestos fazem a diferença .
O processo para seleção de quem vai receber uma cadeira de rodas precisa de critérios, observa Ricardo Moura, quem coordena o valioso projeto de empréstimos, por intermédio do Rotary. “Os equipamentos são cedidos na condição de comodato com prazo de 180 dias, e esse processo pode ser renovado. Para isso, o solicitante deve apresentar a documentação do paciente, cópia do RG, CPF e comprovante de residência e também é necessário a cópia dos documentos de quem for retirar o equipamento (RG, CPF e comprovante de residência), além do mais, é fundamental a receita médica que prescreva o uso de uma cadeira de rodas”.
“O primeiro passo para entrar em contato com a organização é as pessoas terem consciência de que há necessidade de devolver aquilo que foi emprestado, no caso o objeto do comodato. Existe uma fila de pessoas que também precisam e esperam pelo uso das cadeiras, e, procuramos entrega-las para os que realmente necessitam”, explicou Ricardo.
O Banco promove dois eventos anuais para arrecadar recursos para manter o projeto, hoje imprescindível aos necessitados do equipamento em Foz. No mês de maio é realizado o Festival Maninha, e em outubro, o Festival da Picanha Suína e Bovina. “A forma que encontramos de fomentar o banco de cadeiras de rodas são eventos assim, muito apreciados pelo público. O último evento foi prestigiado por cerca de 1.100 pessoas que tiveram a oportunidade de saborear mais de 500kg de carne com tempero de solidariedade. Depois do almoço, houve uma rodada de bingo com prêmios variados”, disse Ricardo.
O Banco de Cadeiras de Rodas, também aceita doações para fazer parte do acervo.
Contato para informações 45 3025 3769/ 45 9 9817 7055