Ação do deputado estadual Matheus Vermelho deverá garantir dois núcleos de canoagem no Lago de Itaipu

Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena receberam na semana passada os representantes da Confederação Brasileira de Canoagem para análise técnica.

O deputado estadual Matheus Vermelho tem liderado uma articulação estratégica para fortalecer o esporte de base no Oeste do Paraná. Na semana passada, os municípios de Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena receberam a visita do supervisor da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Álvaro Koslowski, e do assessor de imprensa da entidade, Fábio Canhete — que é parceiro do gabinete do deputado estadual Matheus Vermelho. O objetivo da visita foi conhecer o potencial do município na modalidade de canoagem.

Atendendo a um convite do parlamentar, com o objetivo de avaliar as condições técnicas para a implantação de núcleos de Canoagem Velocidade no Lago de Itaipu. Em cada cidade, a comitiva foi recebida pelos prefeitos, secretários municipais de esportes e lideranças locais.

Foram realizadas visitas técnicas aos locais onde serão implantados os núcleos de treinamento, todos com grande potencial hídrico e estrutura básica disponível para a prática da modalidade. Em Santa Helena, por exemplo, as atividades deverão ocorrer na Prainha Municipal; em Santa Terezinha de Itaipu, na área do terminal turístico.

Em Santa Helena, as lideranças foram recepcionadas pelo prefeito Dinho, pela vice-prefeita Fabrícia, pela secretária de Esportes Juliana, além dos professores de canoagem Neuri Weide e Jaime Fröelich. Todos manifestaram apoio integral à proposta. O vereador Francis Schley (União Brasil), que tem se dedicado à retomada do esporte em Santa Helena, defende a valorização da canoagem como forma de projetar o município em nível nacional.

A recepção em Santa Terezinha de Itaipu contou com a presença do prefeito Antonio Luiz Bendo (Bim), do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Parnóff, da diretora do Departamento de Turismo Vanezza Zanette, do diretor de Indústria e Comércio Julimar Martins, do secretário de Esportes e Lazer Diogo SpadaBenedet e do instrutor esportivo Adriano Bendo. As autoridades expressaram apoio à proposta, reforçando o interesse do município em ampliar oportunidades para os jovens por meio do esporte.

Em Santa Terezinha de Itaipu, As autoridades expressaram apoio à proposta, reforçando o interesse do município em ampliar oportunidades para os jovens por meio do esporte. Foto: Divulgação 3 Front Studio

 

O modelo proposto prevê que as prefeituras entram com a cessão do espaço e a designação de professores nos locais, enquanto o deputado Matheus Vermelho garantirá, por meio de emendas parlamentares, a aquisição de embarcações e equipamentos. Já a CBCa ficará responsável pela capacitação técnica e acompanhamento pedagógico, oferecendo treinamentos intensivos aos profissionais envolvidos.

“É com orgulho que contribuímos com a retomada e expansão da canoagem no Paraná. Como presidente da Comissão de Turismo e vice-presidente da Comissão de Esportes da Assembleia Legislativa, acredito na força do esporte como instrumento de inclusão, desenvolvimento e promoção do estado. Por isso, destinou emendas para viabilizar equipamentos em cada cidade participante do projeto”, afirmou o deputado Matheus Vermelho

O supervisor da Confederação Brasileira de Canoagem se mostrou impressionado com o Balneário Terra das Águas em Santa Helena e com a estrutura esportiva dos municípios. “O potencial hídrico é sensacional. A cidade já possui alguns barcos e acessórios para iniciação. Com certeza, essa parceria tem tudo para formar campeões”, avaliou Koslowski.

A ação prevê uma parceria com a Federação Paranaense de Canoagem que está estudando a replicação de novos centros esportivos também na Canoagem Slalom e Paracanoagem.

O presidente da Fepacan, João Emerson dos Santos Kondo, analisa a ação como importante para o desenvolvimento do esporte no Paraná. “Quanto mais forças tivermos para ampliar o esporte aqui no nosso estado será importante, estamos fazendo um amplo trabalho com eventos estaduais, fortalecemos muito a nossa presença nos últimos anos em parceria com o Governo do Estado do Paraná através dos Jogos de Aventura e Natureza, e agora tendo a possibilidade de termos mais escolas de canoagem fortalecerá ainda mais o nosso esporte”, diz o presidente da Fepacan.

Como forma de incentivo, o deputado estadual anunciou o repasse de R$ 150 mil, destinado à aquisição de equipamentos para a prática da modalidade.

Além da estrutura física, o projeto prevê o treinamento intensivo dos professores responsáveis, que receberam formação especializada em Lagoa Santa (MG), cidade referência na modalidade. A previsão é que as atividades tenham início ainda neste semestre.

 

3 Front Studio – Assessoria de Imprensa deputado estadual Matheus Vermelho