2ª edição do programa “Hangar Mulheres” vai aportar até 50 mil reais para acelerar empreendimentos femininos
A iniciativa prevê, ainda, capacitações, mentorias com especialistas e networking com os principais ecossistemas de inovação do mercado
Após o sucesso da primeira edição do programa de incubação e aceleração Hangar Mulheres, o Itaipu Parquetec, ecossistema de inovação localizado em Foz do Iguaçu (PR), lançou, na última sexta-feira (13), durante o Festival Rede Mulher Empreendedora, em São Paulo, a 2ª edição de um dos mais importantes editais para a seleção de ideias inovadoras e startups lideradas por mulheres.
O Hangar Mulheres tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo feminino, oferecendo suporte financeiro e estratégico para mulheres empreendedoras, promovendo a igualdade de gênero no ecossistema de negócios. A iniciativa vai disponibilizar aporte financeiro de até R$ 50 mil por projeto selecionado, além de uma série de capacitações por meio de uma trilha empreendedora exclusiva, mentorias com especialistas e networking com os principais ecossistemas de inovação do mercado. A expectativa é preparar empreendedoras para, consequentemente, aumentar a taxa de sobrevivência e performance das startups.
A cerimônia de assinatura contou com a participação da fundadora da Rede Mulher Empreendedora (RME), Ana Fontes, figura emblemática no cenário empreendedor brasileiro, cujo trabalho em prol do empoderamento feminino tem impactado positivamente a vida de inúmeras mulheres. E da assessora da diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional, Victoria Pedro Correa.
Segundo Clerione Herther, diretora administrativo-financeira do Itaipu Parquetec, a primeira edição do Hangar Mulheres foi um sucesso absoluto, com cerca de 200 inscrições e 80 empreendedoras selecionadas para participar da trilha de capacitação, além de 5 empresas incubadas no ecossistema do parque. “Lançar mais uma edição desse edital no Festival RME é parte da nossa estratégia para alcançar ainda mais empreendedoras dispostas a alçar voos com seus negócios. São as conexões que nos impulsionam a melhorar ainda mais nossos resultados”, destacou.
“O futuro do empreendedorismo feminino no Brasil ganha um novo impulso com o Hangar Mulheres. Além do aporte financeiro, as oportunidades de networking e troca de experiências entre as participantes são incríveis”, afirmou Ana Fontes, da RME.
As inscrições para o programa Hangar Mulheres já estão abertas, e empreendedoras interessadas podem encontrar mais informações no site oficial do programa: https://campanha.itaipuparquetec.org.br/hangarmulheres-edital/
WORKSHOP
As participantes do Festival RME puderam também colocar suas ideias no papel e participar de uma atividade prática durante o workshop “Por onde começa a inovação?”, ministrado pelas analistas de negócios do Itaipu Parquetec, Daryn Safadi e Milene Felipe. Elas conduziram a ação, contextualizando que o processo de inovação não depende exclusivamente de aspectos tecnológicos, mas sim de entender as demandas reais do mercado e como atendê-las dentro de seus modelos de negócios.
SOBRE O ITAIPU PARQUETEC
O Itaipu Parquetec, localizado estrategicamente em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, é um ecossistema de inovação que reúne instituições de ensino, empresas e órgãos governamentais, promovendo a interação e a troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento de soluções para a sociedade, por meio de projetos e políticas de fomento ao desenvolvimento científico e tecnológico, inovação e empreendedorismo.
Imprensa de Itaipu