Parque das Aves celebra o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais
Evento será realizado em 22 de julho e antecipa celebração da data com ações interativas.
Celebrando o Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, que ocorre no dia 26 de julho, o Parque das Aves promove antecipadamente uma exposição especial com o tema “Manguezal: o Berçário da Vida”, no dia 22. A ação ocorre das 9h às 16h, próximo ao Viveiro Aves de Rios e Manguezais.
A atividade traz conteúdos interativos e acessíveis sobre esse ecossistema essencial para a biodiversidade da Mata Atlântica.
“A exposição busca sensibilizar os visitantes para a relação entre os manguezais e a conservação da Mata Atlântica, destacando a importância de proteger esses ecossistemas interligados. São espaços de vida que sustentam inúmeras espécies, e sua preservação é essencial para garantir o futuro da nossa biodiversidade”, explica Gabriela Possato, supervisora pedagógica de Educação para Conservação do Parque das Aves.
Importância dos manguezais
Presente em áreas costeiras do Brasil, do Amapá ao sul de Santa Catarina, o manguezal é um ecossistema que conecta os ambientes terrestres e marinhos. Suas condições únicas sustentam uma ampla diversidade de espécies, incluindo peixes, caranguejos e aves aquáticas, que encontram alimento e abrigo.
Além de seu papel como berçário natural para diversas espécies, os manguezais fornecem importantes serviços ecológicos, como a proteção contra a erosão costeira, a filtragem de impurezas da água e a regulação do clima, graças à sua capacidade de absorver carbono. No entanto, estima-se que cerca de 25% da área de manguezais do Brasil já tenha sido perdida desde o início do século 20, principalmente devido à ação humana.
Sobre o evento

A proposta é estimular a curiosidade e o aprendizado por meio da interação direta com os conteúdos, fortalecendo a conexão com o ambiente natural. Educadores ambientais estarão disponíveis ao longo do dia para conversar com o público e apresentar informações sobre os manguezais, destacando como cada pessoa pode contribuir com sua preservação.
A atividade está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, especialmente os de número 4 (Educação de Qualidade), 14 (Vida na Água) e 15 (Vida Terrestre).
Sobre o Parque das Aves
O Parque das Aves, um centro de resgate, abrigo e conservação de aves da Mata Atlântica e o atrativo mais visitado do Paraná depois das Cataratas, completou 30 anos de atuação em 2024. Como é uma instituição privada, os visitantes promovem a continuidade do trabalho do atrativo através da visita ao Parque, consumo nos restaurantes do Complexo Gastronômico e compras na Loja de souvenirs.
Serviço
O quê: Exposição “Manguezal: o Berçário da Vida”
Onde: No Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, próximo ao recinto Aves de Rios e Manguezais
Quando: 22 de julho, das 9h às 16h
Assessoria de Imprensa Parque das Aves