Palestra Gratuita debate o movimento modernista em Foz do Iguaçu
Além do debate, haverá o lançamento de um jornal impresso e de um cartão postal temático
Nesta sexta-feira, 23, às 16h, o Campus Integração da Unila recebe a palestra “Foz: a cidade e o modernismo”, ministrada pelo arquiteto e urbanista Luiz Henrique Dias. O evento é gratuito, com emissão de certificado para os participantes, que também receberão um exemplar do jornal Modernismo em Foz do Iguaçu e um cartão postal produzido especialmente para a ocasião.
A atividade integra o projeto “Modernismo Brasileiro em Foz do Iguaçu”, coordenado por Luiz, que também está à frente do Instituto de Estudos Urbanos e do Coletivo da Cidade. A proposta envolve o mapeamento, a análise estética e a divulgação de edifícios com características do movimento moderno presentes na cidade, utilizando fotos e materiais gráficos.
Também participam da iniciativa Amanda Luder, estudante de Arquitetura e Urbanismo da UDC, responsável por apoio em pesquisa e tratamento fotográfico, e Gabriela Dameto, estudante da Unila, que contribui com pesquisa e design gráfico.
O projeto contou com apoio da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, da Prefeitura de Foz do Iguaçu e do Ministério da Cultura, além de ter a Amirf (Associação de Migrantes, Indígenas e Refugiados de Foz do Iguaçu) como parceira cultural.
Instituto de Estudos Urbanos
O projeto conta com a coordenação técnica do Instituto de Estudos Urbanos, criado e coordenado pelo arquiteto Luiz Henrique Dias e pela internacionalista Rafaela Farias. A entidade organiza cursos, palestras e eventos de ativismo urbano, direitos humanos e questões de gênero, além de oferecer assessoria técnica em políticas públicas. O Instituto começou a atuar em Foz em 2021, com o nome de Coletivo da Cidade e, desde março, organiza também atividades em Brasília. O trabalho é voluntário e a maior parte das ações são gratuitas.
Assessoria Instituto