Outubro Rosa termina com entrega de doações no Hospital Costa Cavalcanti

O mês dedicado para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa, terminou no Hospital Ministro Costa Cavancalti (HMCC), com a entrega de doações destinadas aos pacientes atendidos no setor de Oncologia do complexo hospitalar. Os donativos vieram de empresas parceiras e voluntários de Foz do Iguaçu e região. São meias, lenços, entre outros produtos que contribuirão para o atendimento prestado e no cuidado com os pacientes.

As entregas aconteceram nesta sexta-feira, dia 29. A Altomax, fabricante, importadora e exportadora de meias e cobertores, doou 1.395 pares de meia com etiquetas nas cores rosa e azul – aproveitando a próxima campanha, o Novembro Azul, de prevenção do câncer de próstata. Já a terapeuta capilar Indianara Silveira, proprietária do Espaço A+, realizou a entrega de lenços e cabelos doados em seu salão.

“Para nós é um gesto simples, mas sabemos a diferença que faz. Os pares que doamos vem acompanhados de mensagens para o momento em que os pacientes estão passando, para que sintam-se bem, amados e com força”, comentou Barbara Jayane, do marketing da Altomax. A Associação de Senhoras de Rotarianos de Foz do Iguaçu (ASR) acompanhou a entrega. “Muitas empresas estão com dificuldades por conta da pandemia, mas ver elas se esforçando para ajudar outras pessoas é muito legal”, falou Tânia Mara da ASR.

“A gente trabalha com a terapia capilar diariamente, e com frequência recebemos pacientes em tratamento oncológico querendo fazer algo, pois o cabelo é algo que mexe muito com a alto estima da mulher, então pensando nisso, decidimos por realizar a doação de cabelos e lenços, pois acreditamos, que a mulher estando com a autoestima elevada, ela responderá melhor no tratamento”, enfatizou a terapeuta capilar, Indianara Silveira.

Os voluntários do #CafeoncoFoz também colaboraram com as ações do mês no setor de Oncologia. Além do seu tradicional café da manhã oferecido aos pacientes, o grupo entregou doações de suplementos alimentares arrecadados pelo restaurante Bona Trattoria durante a noite Outubro Rosé. Ainda nos próximos dias, o HMCC deve receber valores arrecadados com a venda do drink Capitã Rosê, do Capitão Bar, e também de lenços e produtos de higiene pessoal reunidos pela empresa Racon Consórcios, de Foz, Medianeira e Cafelândia, entre outras doações.

Como parte das ações ligadas ao tema do mês, pelo segundo ano consecutivo, o HMCC e o Plano de Saúde Itamed promoveram uma live com médicos especialistas para levar informação e tirar dúvidas dos pacientes e seguidores na internet. Durante cerca de uma hora, os profissionais conversaram sobre o pós-diagnóstico do câncer de mama e como é o tratamento. “Este encontro foi porque nenhum de nós queremos mais operar câncer avançado. Precisamos que a conscientização e prevenção avancem para atingirmos essa meta”, falou o médico cirurgião cancerologista, Dr. Arnaldo Cortez. A gravação do evento está disponível na página no Facebook do centro hospitalar e do convênio médico.

O Itamed também realizou palestras de conscientização em instituições de Foz. Ao todo, mais de 500 colaboradores e alunos de cinco empresas e uma faculdade da cidade participaram da ação. Na sede da operadora, a fachada do prédio recebeu luzes no tom de rosa e colaboradoras tiveram um dia de beleza para lembrarem da importância do autocuidado.

“As doações recebidas são muito bem-vindas por nossos pacientes em tratamento oncológico, pois trazem conforto, carinho e nos auxiliam como parte da terapêutica aplicada. Agradeço todos os voluntários e empresários pela atitude nobre, em nome da diretoria”, frisou o diretor técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini.

O câncer de mama é a segunda maior patologia ligada à saúde da mulher – atrás apenas do câncer de colo de útero. O Hospital Costa Cavalcanti é referência no atendimento em oncologia para a 9ª Regional de Saúde e, atualmente, possui 431 mulheres em tratamento do câncer de mama. O número corresponde a 40% do total de pacientes com câncer em tratamento na instituição, que é de 1.090.

A campanha mundial de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama acontece desde os anos 90 e tem o propósito de compartilhar informações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

Assessoria