Orquestra Barroca Jesuíta se apresenta nas Cataratas do Iguaçu durante o Make Music Day 2025

No próximo dia 21 de junho, cidade será mais uma vez palco do Make Music Day, uma celebração mundial.

A apresentação da orquestra será realizada às 09h30. Moradores de Foz do Iguaçu têm 80% de desconto no ingresso e poderão assistir à orquestra e passear nas Cataratas do Iguaçu.

No próximo dia 21 de junho, Foz do Iguaçu será mais uma vez palco do Make Music Day, uma celebração mundial que transforma ruas, praças, escolas e cartões-postais em uma grande festa dedicada à música. E neste ano, um momento especial promete emocionar moradores e visitantes: a apresentação da Orquestra da Capela Musical de San Ignacio Guazú, do Paraguai, nas Cataratas do Iguaçu. A capela musical é uma criação do Museu Jesuítico Guarani e “faz parte de um projeto de profissionalização e resgate maior”, segundo a assessora conselheira do Museu de Arte Jesuíta responsável pelo coro e orquestra, Luísa Dávalos.

Fundada em 1622 pelos jesuítas e reativada em 2022, a orquestra é um tesouro vivo do legado missioneiro guarani. Sob a regência do maestro Carlos Bedoya, com acompanhamento e arranjo dos maestros Luiz e Ian Szarán, o grupo formado por 15 jovens músicos resgata a tradição de mais de quatro séculos com interpretações de composições barrocas, como as do italiano Domenico Zipoli, adaptadas ao ambiente jesuíta e guarani. São músicas que atravessaram o tempo, muitas por compositores nativos anônimos, carregadas de história, espiritualidade e resistência.

O Make Music

Desde sua origem na França, em 1982, o Make Music Day tem como essência a inclusão, a liberdade artística e a celebração da diversidade. Em Foz, essa missão se fortalece com a presença da Capela Musical de San Ignacio, que traz à tona não apenas uma herança musical, mas um chamado à valorização das culturas ancestrais e da arte como ferramenta de transformação.

No som das cordas e dos coros que ecoarão entre as Cataratas, o que se ouve é mais do que música: é o pulsar de uma história viva, de uma fé que se expressa em notas, e de um povo que canta para não esquecer quem é.

Mais do que um espetáculo, a presença da Capela Musical representa a força do resgate cultural e a importância da memória coletiva. Em tempos de avanço tecnológico e mudanças velozes, o Make Music Day se firma como um espaço de reencontro com as raízes. “É sobre dar voz a expressões musicais que vêm do povo e voltam para o povo”, resume o historiador e jornalista Jackson Lima.

Foz do Iguaçu — A edição de 2025 contará com apresentações gratuitas em dezenas de locais da cidade, com apoio do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI) e do Coletivo Underground de Foz. Participam músicos locais, estudantes, corais, artistas de rua e instituições culturais.

A programação inclui ainda oficinas, vivências e shows que fazem da cidade um grande palco democrático. “Foz do Iguaçu vai se tornar um grande palco com diferentes expressões musicais e culturais”, enaltece Giovani Benites Fagundes, coordenador regional do evento.

Este será o terceiro ano consecutivo que Foz do Iguaçu participa do Make Music e terá dezenas de eventos que serão realizados em atrativos turísticos, bares, restaurantes, casas de shows, praças, hotéis, escolas da rede pública e privada e CMEIs da cidade, incluindo a Itaipu Binacional, Marco das Três Fronteiras, Fundação Cultural e o Mercado Municipal Barrageiros.

Durante o dia inteiro, os moradores e visitantes poderão conferir diferentes estilos, como MPB, jazz, blues, rock, thrash, black metal, punk rock/HC, samba, hip hop, música árabe, polca paraguaia, música infantil e de circo, chinesa, tango argentino, sertaneja, DJs, entre outros.

Texto: Silvana Canal MKT