Make Music Day Foz do Iguaçu celebra edição 2025 neste sábado, 30
Mobilização do dia mundial da música reuniu mais de 150 músicos amadores e profissionais, com destaque para bandas da Venezuela, Argentina, Paraguai e do Brasil
A equipe organizadora, músicos, colaboradores e apoiadores do Make Music Day Foz do Iguaçu vão celebrar, no próximo sábado (30), a edição histórica de 2025 que marcou o dia de celebração mundial da música (21 de junho). A programação este ano durou três dias e mobilizou mais de 150 músicos amadores e profissionais que se apresentaram em escolas, hotéis, aldeia indígena, Mercado do Barrageiro e atrativos como as Cataratas do Iguaçu, Itaipu e Marco das 3 Fronteiras.
A confraternização do próximo sábado, a partir das 17h na área externa do Studio Polentex, terá som mecânico, debates, música ao vivo e muita animação, garante o coordenador-geral em Foz do Iguaçu, o músico e produtor cultural Giovani Fagundes. Que convida: “Venha se somar na organização do maior festival de música do mundo. Será com entrada livre. Traga sua inspiração e muito boa vontade de construir”.
Além do “festerê”, Giovani Fagundes adianta que os participantes também irão fazer uma avaliação da edição deste ano e poderão debater, dar ideias e sugestões da edição 2026 do Make Music Day de Foz do Iguaçu. “Nossa intenção é ampliar a mobilização a cada ano, cada vez mais inclusiva e plural, dando oportunidade para todos os estilos e gêneros da música”, destacou. O Studio Polentex na da Rua Grajaú, 615, esquina com a Avenida Silvio Américo Sasdelli, no Parque Imperatriz.
Contexto
O Make Music Day Foz do Iguaçu deste ano entrou para a história como a que mais mobilizou músicos, instituições públicas, estabelecimentos privados e os mais diferentes pontos de apresentações, incluindo atrativos turísticos reconhecidos internacionalmente – Cataratas, Itaipu e Marco das 3 Fronteiras. Um ato coletivo e plural de criação, escuta e presença nas apresentações. Um dos destaques foi a participação de bandas da Venezuela, Paraguai, Argentina e do Brasil.
O evento surgiu na França em 1982 com o nome Fête de la Musique e desde então se espalhou por mais de 120 países, de acordo com o Mapa da Cultura. Realizado em 21 de junho, o evento convida músicos amadores e profissionais a se apresentarem em diversos locais, desde ruas e praças até escolas e lares, entre outros, gravar e publicar nas redes sociais com as hastags previamente divulgadas.
Em Foz do Iguaçu, a realização é do Coletivo Cultural (CUFI) e este ano contou com parceria da RPC TV, Itai e apoio dos veículos de comunicação.
Assessoria de Imprensa Coletivo Cultural (CUFI)